{"id":72153,"date":"2019-09-24T13:10:15","date_gmt":"2019-09-24T16:10:15","guid":{"rendered":"https:\/\/www.maissantos.com.br\/?p=72153"},"modified":"2019-09-24T13:10:15","modified_gmt":"2019-09-24T16:10:15","slug":"o-atendimento-turistico-uma-visao-pratica","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.maissantos.com.br\/manual\/manual-viagem\/o-atendimento-turistico-uma-visao-pratica\/","title":{"rendered":"O Atendimento Tur\u00edstico: uma vis\u00e3o pr\u00e1tica"},"content":{"rendered":" Bayard Do Coutto Boiteux<\/em><\/p>\n Sempre que pensamos em atendimento tur\u00edstico, temos em mente uma presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7o que venha se adequar ao nosso consumidor de forma padronizada. No entanto, tal entendimento vem se modificando ao longo dos anos: hoje, nosso cliente quer viver uma experi\u00eancia inusitada e que o surpreenda, o tranquilize e desperte nele um sentimento de paz, de alegria e de intera\u00e7\u00e3o. Algo bem mais individualizado.<\/p>\n A nova forma de “servir” n\u00e3o quer apenas superar as expectativas de nosso consumidor mas pretende compartilhar com ele novas emo\u00e7\u00f5es, atrav\u00e9s de um entendimento de que o formalismo \u00e9 vital mas que precisa se misturar com a ternura e hospitalidade do carioca, por exemplo que \u00e9 nossa marca registrada, apontada em in\u00fameras\u00a0pesquisas.<\/p>\n Nosso passageiro quer “sentidos” sensoriais que fa\u00e7am parte de uma viv\u00eancia cultural, nos sabores, na decora\u00e7\u00e3o e na forma de abordagem. Encontrar, por exemplo\u00a0no caf\u00e9 da caf\u00e9 da manh\u00e3, de um meio de hospedagem alimentos saud\u00e1veis que fazem parte de uma dieta\u00a0agregam valores diferenciados que far\u00e3o contraposi\u00e7\u00e3o ao excesso de gordura e a\u00e7\u00facar. Ter colaboradores no restaurante que estejam prontos para conversar sobre assuntos gerais, fotografar clientes ou dividir experi\u00eancias gastron\u00f4micas trar\u00e3o novos sentimentos de realiza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n A padroniza\u00e7\u00e3o precisa ser vista como um modus operandi, \u00e0 priori, mas que tem necessidade de flexibiliza\u00e7\u00e3o\u00a0e autonomia. Vemos na Emirates e no Fairmont Rio, com\u00a0colaboradores oriundos da diversidade que caracteriza o mundo, o estabelecimento de uma nova filosofia de atender, com seriedade mas incluindo fatores subjetivos na presta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7o.<\/p>\n Aquelas pessoas que viajam muito e tem capacidade de experimentar v\u00e1rios tipos de servi\u00e7o, v\u00e3o se tornando a cada dia clientes menos exigentes com formalidade e mais atentos ao calor humano advindo de uma intera\u00e7\u00e3o posta em pratica nos pequenos detalhes.<\/p>\n O espa\u00e7o geogr\u00e1fico e a intera\u00e7\u00e3o com o meio ambiente, assim como a sustentabilidade v\u00e3o sugerindo e ocasionando um novo conjunto de caracter\u00edsticas individualizadas, em cada colaborador e na gest\u00e3o de talentos. Nunca pode ser o pre\u00e7o que defina se um servi\u00e7o \u00e9 bom ou n\u00e3o mas a criatividade em tornar um atendimento inesquec\u00edvel e\u00a0que para sempre far\u00e1 parte de nosso inconsciente de felicidade.<\/p>\n <\/p>\n Bayard Do Coutto Boiteux \u00e9 vice-presidente executivo da Associa\u00e7\u00e3o dos Embaixadores de Turismo do RJ, superintendente executivo do Instituto Preservale e preside o Portal Consultoria em\u00a0Turismo.<\/p>\n