{"id":130062,"date":"2021-11-27T09:22:00","date_gmt":"2021-11-27T12:22:00","guid":{"rendered":"https:\/\/www.maissantos.com.br\/?p=130062"},"modified":"2021-11-27T09:22:00","modified_gmt":"2021-11-27T12:22:00","slug":"obras-inauguradas-por-ministro-no-porto-de-santos-somam-r-600-milhoes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www.maissantos.com.br\/santos\/santos-porto\/obras-inauguradas-por-ministro-no-porto-de-santos-somam-r-600-milhoes\/","title":{"rendered":"Obras inauguradas por ministro no Porto de Santos somam R$ 600 milh\u00f5es"},"content":{"rendered":"

Da Reda\u00e7\u00e3o<\/em><\/p>\n

O ministro da Infraestrutura, Tarc\u00edsio Gomes de Freitas, inaugurou nesta sexta-feira (dia 26) tr\u00eas importantes obras no Porto de Santos que somam R$ 601 milh\u00f5es em investimentos. Os aportes envolveram a constru\u00e7\u00e3o de uma terceira linha f\u00e9rrea entre os bairros do Valongo e Paquet\u00e1, pela Portofer; um p\u00eder de atraca\u00e7\u00e3o para navios de gran\u00e9is l\u00edquidos na Ilha Barnab\u00e9, pela Ageo Norte; e obras de amplia\u00e7\u00e3o e moderniza\u00e7\u00e3o do Tecon, pela Santos Brasil. Encerrando a agenda, o ministro acompanhou o primeiro embarque de celulose pelo terminal da Bracell, leiloado em agosto de 2020.<\/p>\n

“Toda vez que venho aqui fico otimista com Santos e com o Brasil. S\u00e3o R$ 3,2 bilh\u00f5es em investimentos em contratos vigentes, e estamos inaugurando hoje R$ 600 milh\u00f5es. Quero parabenizar a SPA, que est\u00e1 fazendo um excelente trabalho. Os resultados mudaram expressivamente na Companhia. Estamos otimistas com o futuro de Santos. Acabamos de fazer road shows na Europa e \u00c1sia e a desestatiza\u00e7\u00e3o de Santos foi um dos assuntos mais comentados. Quero garantir que todos os arrendamentos ser\u00e3o respeitados e ser\u00e3o feitos investimentos com redu\u00e7\u00e3o de tarifa [com a autoridade portu\u00e1ria privada]”, disse o ministro.<\/p>\n

O diretor-presidente da Santos Port Authority (SPA), Fernando Biral, destacou que a transforma\u00e7\u00e3o para consolidar um novo momento da hist\u00f3ria do Porto \u00e9 um compromisso da atual gest\u00e3o que se torna realidade com a viabiliza\u00e7\u00e3o de iniciativas como essas. “Junto com o setor privado, estamos inovando e estabelecendo as bases para novos par\u00e2metros de desempenho operacional que distinguir\u00e3o o Porto de Santos pela sua infraestrutura e efici\u00eancia”, afirmou Biral, destacando que Santos se tornou um canteiro de obras. “Outros R$ 6 bilh\u00f5es est\u00e3o por vir nos pr\u00f3ximos anos”, completou, referindo-se a desembolsos origin\u00e1rios de leil\u00f5es de arrendamento e na Ferrovia Interna do Porto (FIPS).<\/p>\n

Terceira linha f\u00e9rrea\u00a0<\/em><\/p>\n

Constru\u00edda pela Rumo, acionista da Portofer, no per\u00edodo de janeiro a agosto deste ano, a obra envolveu recursos no valor de R$ 23 milh\u00f5es. Foram instalados 1.962 metros de novos trilhos que funcionar\u00e3o como apoio \u00e0s manobras de vag\u00f5es vazios, liberando as duas linhas f\u00e9rreas restantes.<\/p>\n

Essa interven\u00e7\u00e3o aumentar\u00e1 a efici\u00eancia na passagem de trens que chegam ao Porto para descarregar nos terminais de gr\u00e3os e celulose instalados na margem direita, em Santos. Com isso, a capacidade das linhas praticamente dobrou, al\u00e9m de propiciar maior seguran\u00e7a para os pedestres e motoristas, em raz\u00e3o da constru\u00e7\u00e3o de um muro ao longo da linha que segrega o fluxo ferrovi\u00e1rio dos demais.<\/p>\n

A terceira linha tem fundamental import\u00e2ncia para o Porto e para toda a cadeia log\u00edstica do setor, uma vez que aumentar\u00e1 a efici\u00eancia das opera\u00e7\u00f5es ferrovi\u00e1rias, tanto em rela\u00e7\u00e3o aos terminais de gran\u00e9is s\u00f3lidos de origem vegetal situados na margem direita do Porto de Santos – dos quais a movimenta\u00e7\u00e3o pelo modal ferrovi\u00e1rio se situa em torno de 70% da movimenta\u00e7\u00e3o e com proje\u00e7\u00e3o para atingir 80% em meados de 2027 – quanto para os terminais de celulose em fase de implanta\u00e7\u00e3o (STS 14 e 14A), cujas proje\u00e7\u00f5es de fluxo pelo modal ferrovi\u00e1rio ultrapassam 90% do volume a ser movimentado pelo terminal.<\/p>\n

Al\u00e9m disso, o Plano Mestre do Porto de Santos, publicado pelo Minist\u00e9rio da Infraestrutura em 2019, indicou que a taxa de satura\u00e7\u00e3o das vias f\u00e9rreas internas da margem direita estava em 87%, \u00e0 \u00e9poca muito pr\u00f3xima ao limite de capacidade, o que inviabilizaria qualquer aumento do fluxo ferrovi\u00e1rio com destinos aos terminais do Porto.<\/p>\n

Tecon (Santos Brasil)\u00a0<\/em><\/p>\n

As obras no Tecon envolveram investimentos de R$ 450 milh\u00f5es na extens\u00e3o e aprofundamento do cais, concluindo a primeira fase do projeto de amplia\u00e7\u00e3o e moderniza\u00e7\u00e3o do terminal. O empreendimento agrega mais 400 mil TEU\/ano (unidade equivalente a um cont\u00eainer de 20 p\u00e9s) \u00e0 capacidade do terminal, elevando-a para 2,4 milh\u00f5es de TEU\/ano.<\/p>\n

Iniciadas em 2019, ampliaram o cais em 220 metros, totalizando 1.510 metros, e inclu\u00edram o aprofundamento e refor\u00e7o da estrutura para instala\u00e7\u00e3o de 1.090 metros de trilhos para novos port\u00eaineres de \u00faltima gera\u00e7\u00e3o, com capacidade para movimentar at\u00e9 100 toneladas. A Santos Brasil tamb\u00e9m adquiriu 30 reboques e 30 terminal tractors para movimenta\u00e7\u00e3o de cargas no p\u00e1tio do terminal e investiu em inova\u00e7\u00f5es tecnol\u00f3gicas que viabilizam maior utiliza\u00e7\u00e3o da intelig\u00eancia artificial no planejamento e opera\u00e7\u00e3o do terminal. No total, a Santos Brasil investir\u00e1 R$ 1,5 bilh\u00e3o, em valores atualizados at\u00e9 2031, na amplia\u00e7\u00e3o e moderniza\u00e7\u00e3o do Tecon. A segunda fase do investimento come\u00e7ar\u00e1 em janeiro de 2022 e envolver\u00e1 R$ 400 milh\u00f5es em moderniza\u00e7\u00f5es no p\u00e1tio, devendo levar dois anos.<\/p>\n

Com esse empreendimento, o Tecon Santos ter\u00e1 capacidade para receber, simultaneamente, at\u00e9 3 navios New Panamax, de 366 metros de extens\u00e3o, as maiores embarca\u00e7\u00f5es previstas para operar no Porto de Santos. A SPA obteve junto \u00e0 Marinha do Brasil a homologa\u00e7\u00e3o para opera\u00e7\u00e3o dessas embarca\u00e7\u00f5es em fevereiro deste ano.<\/p>\n

Cais da Ageo, na Ilha Barnab\u00e9 <\/em><\/p>\n

As obras do novo p\u00eder da Ilha Barnab\u00e9 foram realizadas pelo terminal da Ageo Norte e tiveram in\u00edcio em junho de 2020. O empreendimento agrega mais um ber\u00e7o de atraca\u00e7\u00e3o para gran\u00e9is l\u00edquidos no Porto de Santos, com profundidade de 15 metros e capacidade para 80.000 DWT. A obra envolveu recursos da ordem de R$ 128 milh\u00f5es, aumentando a capacidade de atraca\u00e7\u00e3o para essa modalidade de cargas e viabilizando n\u00edveis e performances de atraca\u00e7\u00e3o em gran\u00e9is l\u00edquidos equivalentes \u00e0s melhores pr\u00e1ticas e desempenhos existentes nos demais portos das Am\u00e9ricas e Europa.<\/p>\n

A Ageo Norte \u00e9 o primeiro dos 3 terminais do grupo no Porto de Santos. Localizados na Ilha Barnab\u00e9, na margem esquerda, os terminais da Ageo t\u00eam acesso mar\u00edtimo e rodovi\u00e1rio. Atendem aos mercados de exporta\u00e7\u00e3o e importa\u00e7\u00e3o de produtos qu\u00edmicos, petroqu\u00edmicos, combust\u00edveis, etanol, corrosivos, especialidades, farmac\u00eauticos, cosm\u00e9ticos e aliment\u00edcios. Juntos, somam capacidade instalada para armazenar 510 milh\u00f5es de litros de gran\u00e9is l\u00edquidos.<\/p>\n

Primeiro embarque de celulose pela Bracell \u2013 Empresa realizou primeiro embarque dos fardos de celulose no terminal STS 14A, arrematado em leil\u00e3o realizado em agosto de 2020. O navio carregado com 58 mil toneladas vai partir com destino \u00e0 China.<\/p>\n

Com a conclus\u00e3o da expans\u00e3o da capacidade de produ\u00e7\u00e3o de celulose produzida na nova f\u00e1brica em Len\u00e7\u00f3is Paulista (SP), a Bracell passou a demandar uma complexa opera\u00e7\u00e3o log\u00edstica. A carga \u00e9 transportada da f\u00e1brica at\u00e9 o Terminal Intermodal de Pederneiras (SP) em caminh\u00f5es. L\u00e1, a celulose \u00e9 carregada em vag\u00f5es que percorrem cerca de 510 km pela ferrovia at\u00e9 chegar ao Porto de Santos.<\/p>\n

A Bracell j\u00e1 iniciou as obras definitivas do terminal STS 14A, mas, enquanto n\u00e3o terminam, construiu estrutura tempor\u00e1ria para garantir a opera\u00e7\u00e3o. Est\u00e1 investindo R$ 300 milh\u00f5es no projeto, dos quais R$ 35 milh\u00f5es foram destinados para obras de acesso (ramal e linha f\u00e9rrea, que s\u00e3o definitivos) e R$ 5 milh\u00f5es na instala\u00e7\u00e3o tempor\u00e1ria, composta por um galp\u00e3o com 16 mil m\u00b2 com capacidade de armazenagem para 30 mil toneladas. A estrutura tempor\u00e1ria \u00e9 o maior galp\u00e3o lonado do Brasil, com 383 metros de comprimento.<\/p>\n

Entre os benef\u00edcios da opera\u00e7\u00e3o, est\u00e3o a movimenta\u00e7\u00e3o da economia local e regional, a gera\u00e7\u00e3o de empregos na cidade de Santos e nas cidades por onde passa todo trajeto log\u00edstico da opera\u00e7\u00e3o. Segundo a empresa, as opera\u00e7\u00f5es em Santos geram aproximadamente 553 empregos diretos e terceirizados.<\/p>\n

Foto: Divulga\u00e7\u00e3o\/SPA<\/p>\n<\/span>","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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