Desde a última sexta-feira (3), sete leitos de UTI pediátrica do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, estão fechadas temporariamente. De acordo com a secretaria de Saúde do Estado, a assistência aos pacientes infantis que necessitarem deste atendimento está garantida, por meio dos hospitais de referência da região da Baixada Santista.
Segundo eles, os fluxos foram reorganizados temporariamente no Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, juntamente com o Departamento Regional de Saúde (DRS) da Baixada e com a Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde (Cross).
As medidas decorrem de mudanças na composição da equipe profissional do setor, que já está atuando na UTI Neonatal. Além disso, estão em andamento as providências para realização de chamamento público, visando à contratação de equipe terceirizada para trabalhar na UTI pediátrica.
Questionada pela reportagem do portal MAIS SANTOS, a Santa Casa de Santos informa que a UTI Pediátrica do hospital está funcionando no limite máximo de sua capacidade. Vale destacar que as internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS) são reguladas pelo órgão gestor municipal e CROSS, responsáveis pelos direcionamentos dos casos às unidades de saúde de referência.
A Prefeitura de Santos também se pronunciou sobre o assunto e reforçou as informações passadas pela Santa Casa, esclarecendo que em Santos há 10 leitos de UTI pediátrica neste hospital.
Crédito foto: Secretaria de Saúde do Estado