De acordo com a Prefeitura de Santos, essa é uma das etapas mais complexas das obras do VLT. A conclusão está prevista para 15 de abril.
Da redação
A Rua João Pessoa, entre a Dr. Cochrane e a Avenida Conselheiro Nébias, está interditada nas quatro faixas de rolamento. Além disso, um trecho da Rua Dr. Cochrane, entre a Amador Bueno e a João Pessoa também ficou parada. Ambas as paralisações aconteceram nesta quinta-feira (15), para as obras da segunda fase do VeÃculo Leve sobre Trilhos (VLT). (veja o mapa acima)
De acordo com a Prefeitura de Santos, essa é uma das etapas mais complexas das obras do VLT. A conclusão está prevista para 15 de abril. Todo o fluxo de tráfego será direcionado para a General Câmara, que terá proibição de estacionamento no trecho entre as ruas Dr. Cochrane e Senador Feijó. A medida irá durar todo o perÃodo de execução dos trabalhos, visando criar melhores condições para circulação.
A recomendação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) é que os motoristas estejam atentos e respeitem a sinalização implantada para as intervenções. Os motoristas que estiverem trafegando pela General Câmara poderão seguir por essa via ou voltar a João Pessoa, após o final do trecho interditado, acessando-a a partir da Rua da Constituição ou, mais à frente, pela Rua Senador Feijó.
Para aqueles que costumam fazer o trajeto em direção ao Centro pela Avenida Perimetral e, na sequência, pela Rua João Pessoa – caminho muito utilizado por moradores dos bairros da Ponta da Praia, Aparecida, Embaré e Macuco – a orientação é para que esse trajeto seja evitado. Neste caso, o indicado a esses motoristas é utilizar a malha viária urbana e seguir para a Região Central a partir da Rua Braz Cubas.
Na Rua João Pessoa também será proibido estacionamento durante essa etapa de obras, no trecho entre as ruas Aguiar de Andrade e Dr Cochrane, devido à implantação de ponto final de ônibus, realocado da área em obras.
Haverá alteração em itinerários do transporte público municipal:
– linha 8 irá pela Rua Bitencourt, Av. Conselheiro Nébias, Rua General Câmara;
– linhas 25, 29, 61, 100, 158, 191 e 193 seguirão pela Av. Conselheiro Nébias e Rua Xavier da Silveira;
– linhas 139, 158 e 194, pelas ruas João Pessoa, Dr. Cochrane, General Câmara e da Constituição.
Conforme a prefeitura, a CET-Santos fará o monitoramento permanente da área na forma presencial, com agentes, e pelas câmeras da Central de Controle Operacional (CCO) da Prefeitura.
Painéis também vão informar sobre as interdições e sinalizar a rota alternativa pela General Câmara, que servirá também a ônibus e caminhões. As informações e indicações das melhores rotas também estarão no aplicativo de mobilidade Waze.
Conforme a Alya, construtora responsável pela obra do VLT, projeto da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), 200 profissionais serão contratados para trabalhar no local durante a madrugada, visando a agilizar os trabalhos. A conclusão está prevista para 15 de abril.
Folheto informativo já foi distribuÃdo na região para comunicar sobre a interdição e informar sobre os trabalhos a serem realizados: remanejamento de redes de concessionárias de serviços, construção de drenagem, instalação da via permanente do sistema (trilhos) e, ainda, novas pavimentação e calçadas.
O acesso local aos imóveis será adequado conforme o andamento das obras, durante o perÃodo de interdição. Os detalhes para essa nova intervenção envolvendo a Rua João Pessoa foram acertados no último dia 6, na reunião mensal de acompanhamento das obras da segunda linha do VLT. O novo trecho terá oito quilômetros de extensão e total de 12 estações. Ligará a Estação Conselheiro Nébias ao Valongo.