Esta semana a reportagem do portal Mais Santos divulgou uma situação que tem preocupado pais e funcionários de entidades localizadas na Rua Campos Mello, no bairro Macuco, em Santos. Qual será o espaço destino aos veÃculos que transportam as crianças para entidades como a Nurex poderão parar para que os alunos sejam retirados em segurança, já que o VeÃculo Leve sobre Trilhos (VLT) está sendo implantado nesta região.
De acordo com a Prefeitura no trajeto de todo o VLT, no lado da via com trilho para passagem do elétrico, não é permitido estacionar ou parar e a sinalização já está implantada. Contudo, neste momento em que ocorrem os testes para o inÃcio da operação do sistema, a CET-Santos está orientando os motoristas quanto à proibição.
“A proposta é que nesse local as peruas/vans parem, caso os três espaços na área do imóvel estejam ocupados e, assim que liberado algum, um veÃculo que aguarda na baia já acesse automaticamente a vaga disponÃvel no prédio do Nurex para fazer o embarque/desembarque dos alunos. Também do outro lado da via, foi implantada, ainda, outra baia para embarque e desembarque de escolares, com funcionamento nos mesmos dias e horários, para utilização por pais e outros que forem levar ou buscar as crianças nessas entidadesâ€, descreve a nota da Administração.
Ainda segundo a Prefeitura o caso do Nurex tem sido tratado de forma pontual. “Na área interna do imóvel da entidade (parte da frente) há espaço para que três vans escolares possam parar e, com segurança, ocorra o embarque ou desembarque dos alunos. Após entendimentos com a diretoria da entidade (assim como da Creche Ismênia de Jesus, que fica em frente), foi criada uma baia para veÃculos escolares justamente no lado oposto da rua (na frente da creche), para utilização de segunda a sexta-feira, das 7h à s 18hâ€.
RELATO
“Minha filha estuda no NUREX, entra 7h30 e sai as 11h30. Depois tem a turma da tarde entrando à s 13h30 e saindo as 17h30. Do outro lado da rua tem a creche, com a criançada entrando à s 7h30 e saindo à s 17h30.”
O relato é de um pai Carlos Cruz (@canal5webtv) preocupado com a falta de planejamento, informação e explicações de como será realizado o transporte das crianças quando o VLT iniciar suas atividades neste trecho da Rua Campos Mello, 319 – Macuco, Santos.
A filha dele está na entidade há cerca de 15 anos e, até então, nunca tiveram este tipo de preocupação.