PUBLICIDADE

Santos / Trânsito

Pistas de avenida na divisa, em Santos, são liberadas após término de etapa de obras de drenagem

Já estão liberadas ao trânsito as duas pistas da Avenida Presidente Wilson, sentido São Vicente, na altura da Rua Monteiro Lobato (José Menino), tendo em vista o término, oito dias antes do prazo, do assentamento das tubulações de drenagem junto ao canteiro central. Os trabalhos no sentido Santos foram concluídos no último dia 12, após três dias de obras – a previsão era de 15 dias.
ÚLTIMA ETAPA
Na próxima semana, dependendo das condições do tempo, terá início a última etapa do projeto, de acordo com o engenheiro civil Rodrigo Monteiro Alves Corrêa, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), responsável pelo acompanhamento e supervisão das obras. A previsão de conclusão é de cerca de um mês.
Haverá necessidade de interdição parcial da pista Santos-São Vicente da Presidente Wilson para a interligação das tubulações da etapa 2 às aduelas assentadas na Rua Monteiro Lobato, quando das obras de melhoria na drenagem e renovação asfáltica no Morro do José Menino, já concluídas. As obras contam com o apoio da CET.
As duas intervenções (sentidos São Vicente e Santos) integram a segunda etapa do projeto da Prefeitura para captar e lançar no canal zero, próximo da divisa, as águas pluviais do Morro do José Menino – a nova rede do morro, com 767 metros de tubulações, foi concluída em abril do ano passado.
Na primeira etapa, foram assentados 36 aduelas de 1,60m por 0,60m e dois poços de visita nas extremidades da rede para facilitar as vistorias e a limpeza do sistema de drenagem. Também já estão instaladas outras nove aduelas entre esse novo trecho da rede e o chamado canal zero, na faixa de areia, próximo à divisa. Aduelas são galerias em concreto armado, destinadas a melhorar o escoamento pluvial, e ajudar na contenção e controle do fluxo de águas, reduzindo o risco de alagamentos.
INVESTIMENTO 
A reestruturação do sistema de drenagem do Morro do José Menino está a cargo da empreiteira TMK Engenharia S.A., vencedora da concorrência pública, e tem prazo contratual de 32 meses, a expirar em agosto. O projeto representa um investimento de R$ 7.272.469,89, recursos provenientes do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, voltado ao setor público.