Nos três primeiros meses do ano, a Cidade manteve a tendência de redução nos acidentes de trânsito. Conforme balanço da CET-Santos, o trimestre fechou com 777 ocorrências, enquanto no mesmo perÃodo de 2017 foram 1.462, correspondendo à queda de 46,85%. No comparativo dos três últimos anos (2015-2017), o total de acidentes diminuiu de 6.856 para 5.685 (-17,08%).
Para encerrar 2018 também com menos ocorrências de trânsito, a companhia concentra seu trabalho principalmente em três frentes: fiscalização, engenharia de tráfego e educação.
As ações de fiscalização ocorrem diariamente, envolvendo os agentes de trânsito nas ruas e, ainda, o monitoramento pelas câmeras do centro de controle operacional instalado na sede da empresa.
Já a engenharia de tráfego promove a melhoria da sinalização, incluindo a implantação de dispositivos para ampliação da segurança viária. Um exemplo é o das duas lombofaixas (dispositivos para redução da velocidade) recentemente instaladas no Boqueirão (fevereiro) e na Aparecida (mês passado).
PERMANENTE
A frente educativa envolve diferentes ações e ganhou reforços no mês passado com o Maio Amarelo – movimento mundial que alerta para os altos Ãndices de mortes no trânsito.
Em Santos, o Maio Amarelo foi marcado pela entrega da Minicidade do Trânsito. Montado na Praça Belmiro Ribeiro, na Vila Mathias, o espaço lúdico recria a sinalização de ruas e avenidas para a iniciação de estudantes do 2º ao 4º ano na educação para o trânsito.
A inauguração do espaço celebrou o sétimo aniversário do Faixa Viva, que difunde a prioridade da passagem do pedestre em faixas de segurança onde não há semáforos. Em sete anos, o programa alcança resultados importantes, como queda nas mortes de pedestres (38%) e nos atropelamentos (30%).
Também um novo curso passou a ser oferecido às escolas públicas e particulares, para estudantes que já utilizam a bicicleta para deslocamentos pela Cidade.
E, ainda, foi promovida campanha alertando os motoristas sobre os riscos de dirigir sob efeito de drogas. Mais de mil condutores participaram da ação, realizando, voluntariamente e sob garantia de sigilo, teste para detecção de substâncias psicoativas.
As ações do programa educativo da CET são permanentes e incluem campanhas diversas, além de palestras. Escolas, entidades, empresas e grupos interessados podem se informar sobre as atividades oferecidas gratuitamente pelo e-mail gced@cetsantos.com.br.