Além do alto Ãndice de mortes, o trânsito brasileiro está por trás de milhares de internações, anualmente. Em 2016, conforme dados do Ministério da Saúde, 178.974 condutores, passageiros e pedestres vÃtimas de acidentes foram internados e tiveram atendimento custeado pelo SUS, com gasto total de R$ 252 milhões.
Esses números respaldam parcerias como a campanha que a CET-Santos e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) colocam em prática neste inÃcio de semana, pela Paz no Trânsito.
Na manhã desta segunda-feira (24), operadores e educadores de trânsito se uniram a técnicos da Saúde para ação no cruzamento das avenidas Presidente Wilson (orla) com Pinheiro Machado (canal 1). Estenderam faixas e entregaram lixocar (sacolinha) com a mensagem ‘No trânsito, a paz pede passagem. Seja um motorista consciente’.
À tarde, a campanha foi levada ao Centro Histórico, com a equipe atuando nos cruzamentos da Praça Mauá com a Rua d. Pedro e da Rua Braz Cubas com a Rua João Pessoa.
Nesta terça (25) serão dois pontos: Avenida Perimetral com Praça Guilherme Aralhe, das 10h às 12h, e Avenida Bernardino de Campos (canal 2) com Rua Carvalho de Mendonça, das 14h às 16h.
Para Alzira Campos, motorista habilitada há mais de 50 anos, toda campanha é importante para melhorar a convivência entre condutores e pedestres.  “Entendo que, já com as crianças, a partir da escola, deve ser falado sobre respeito também no trânsito”.
ENCERRAMENTO
A campanha conjunta integra a programação da Semana Nacional do Trânsito, que traz como tema Nós somos o trânsito e será encerrada nesta terça.
Na Cidade, onde várias atividades acontecem desde o inÃcio no dia 18, outro evento ocorre neste último dia. Será na Rodoviária, entre 8h e 17h, onde uma equipe do programa CNT/Sest/Senat de Prevenção de Acidentes promove conscientização de trabalhadores do transporte sobre cuidados no trânsito.
Foto: Rogério Bomfim