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Santos / Trânsito

Fiscalizações em estações do VLT mostram problemas em relação aos locais de venda

O Procon Santos realizou uma fiscalização nas oito estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Santos, no litoral paulista, na manhã desta quarta-feira (7). O objetivo da ação era verificar se os direitos dos consumidores estão sendo cumpridos e respeitados e constatar possíveis problemas.

De acordo com o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma, a fiscalização constatou que a Estação Porto não tem a relação dos pontos de vendas das passagens. “Todas as outras continham a informação dos pontos credenciados para as compras em dinheiro”.

Porém, Quaresma afirma que foi verificado um problema em relação aos locais de venda. Ele explica que o horário de funcionamento dos pontos é menor do que o de circulação do VLT, com exceção de apenas dois pontos que ficam abertos 24 horas próximos às estações Washington Luís e Conselheiro Nébias.

“Os locais de venda funcionam geralmente até as 20h, sendo que os passageiros podem embarcar no VLT até as 23h30. Então, o consumidor que quiser pagar a passagem em dinheiro não tem onde comprar e acaba sendo prejudicado”.

Além disso, o Procon constatou que há apenas uma máquina em cada estação para recarregar o cartão transporte ou comprar a passagem no débito. Segundo o órgão, as estações ficam movimentadas mesmo fora dos horários de pico. “Seria possível colocar mais uma máquina no local. Acredito que vamos sugerir isso ao consórcio, pois dobraria a capacidade do atendimento”.

Quaresma ainda explica que essa fiscalização irá gerar um relatório, que será encaminhado para o Ministério Público Estadual, que acompanhou a dirigência. “Em seguida devemos marcar uma reunião com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) e com a BR Mobilidade para compartilhar nossas conclusões e solicitar providências”.

Fonte: G1