Da Redação
As ações educativas da Faixa Viva serão mantidas num mesmo local por, pelo menos, uma semana. Essa é a nova diretriz da campanha, reativada nesta segunda-feira (10), momento em que a mobilização completa 10 anos na Cidade.
A reativação do programa ocorreu pelo mais novo ponto de faixa de travessia para pedestres sem semáforo (que caracteriza uma faixa viva), na Avenida Floriano Peixoto, altura do Miramar Shopping (Gonzaga).
Assim como nesse primeiro dia, ao longo de toda a semana um agente do programa de Educação para o Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) estará orientando os pedestres sobre a travessia pela faixa e alertando os motoristas quanto à prioridade das pessoas que estão a pé na transposição da via, desde que observadas condições de segurança. Um grande inflável da campanha, com o slogan Faixa Viva – Eu respeito – também é utilizado para chamar a atenção dos usuários (motoristas e pedestres).
A ação ocorreu de maneira a respeitar o distanciamento social, conforme prevê o protocolo sanitário de prevenção ao coronavÃrus (a interrupção das atividades se deu por conta da pandemia) e será desenvolvida pela manhã e à tarde. “Essa campanha é um dos trabalhos importantes que o MunicÃpio desenvolve para tornar o trânsito mais seguro. Agora vamos permanecer com atuação num mesmo local por uma semana, 10 dias ou o tempo que se fizer necessário para consolidar a Faixa Viva daquele local”, destaca o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves.
Lombofaixa no Gonzaga
Gonçalves enfatiza que a nova estratégia objetiva criar o hábito nas pessoas de utilizar a faixa viva. “Por isso, vamos intensificar a campanha nos principais locais sem essa sinalização. A começar pela da Av. Floriano Peixoto, onde inclusive houve a retirada do antigo semáforo, já que onde há lombofaixa não há equipamento semafórico. Ao longo do ano, vamos fazer essa mesma ação intensa em cada ponto de faixa viva. Com trabalho educativo forte se consegue resultados, com motoristas e pedestres se conscientizando. Dois exemplos são as faixas da Avenida Ana Costa, em frente aos shoppings Parque Balneário e Pátio Iporanga”, acrescenta.
Propósito
A proposta da Faixa Viva é melhorar a segurança no trânsito a partir de uma relação de mais respeito e harmonia entre os condutores e aqueles que circulam a pé. O pedestre deve estar ciente de que, pela legislação de trânsito, ele tem a prioridade de travessia em locais com faixa de segurança, mas sem semáforo.
Entretanto, para fazer valer esse direito precisa certificar-se de que é possÃvel atravessar, naquele momento, com segurança. Para isso, a campanha incentiva que sinalize, com o gesto do braço estendido, a sua intenção ao motorista. A este cabe, ao ver o sinal, observar a possibilidade de imobilizar o auto/moto. Somente após constatar que os veÃculos pararam é que o pedestre pode iniciar a passagem para o outro lado da via.
O retorno das ações de rua da Faixa Viva marca a realização em Santos do Maio Amarelo, movimento que dedica o mês para chamar a atenção sobre os elevados Ãndices de acidentes e vÃtimas (feridos e mortos) no trânsito em todo mundo e conscientizar a sociedade a colaborar para transformar essa realidade.
Crédito da foto: Isabela Carrari/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos