As obras de revitalização do equipamento foram iniciadas no último dia 6, no trecho entre a Avenida Governador Mário Covas Júnior e Rua Moema, na Ponta da Praia. A reforma se estenderá por 3km, até a Rua Campos Mello.

Foto: Francisco Arrais / Prefeitura de Santos
Da redação
A Prefeitura de Santos iniciou as obras da ciclovia da Afonso Pena. Segundo a administração municipal, as obras de revitalização do equipamento foram iniciadas no último dia 6, no trecho entre a Avenida Governador Mário Covas Júnior e Rua Moema, na Ponta da Praia. A reforma se estenderá por 3km, até a Rua Campos Mello.
No local, estão sendo executados serviços de demolição do piso antigo e da calçada, além da remoção de eventuais árvores que já estejam catalogadas. O trecho a ser reconstruÃdo incluirá o piso novo, guias, sarjetas e calçadas.
De acordo com a prefeitura, a novidade ficará por conta do material a ser usado no piso. Em vez do concreto tradicional com pintura sendo realizada posteriormente, que acaba desbotando com o tempo, será utilizado o chamado concreto pigmentado, que pode ser usado em diversas cores.
Neste caso, será utilizada a cor vermelha, como determinam as regras de trânsito. Vale destacar que a concretagem com cor traz vantagens como baixa manutenção e alta resistência a intempéries.
A reforma da ciclovia deve custar R$ 7,7 milhões e está sendo acompanhada e supervisionada pela Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), com prazo de conclusão em 18 meses.