Um munÃcipe registrou o momento em que um caminhão foi flagrado parado em cima do trilho do VeÃculo Leve sobre Trilhos (VLT) na Rua Campos Melo, próximo à estação Xavier Pinheiro, em frente ao 263. O registro feito na última quarta-feira (30), mostrou o trabalho de limpeza do sistema de esgoto realizado em um prédio.
O trecho das obras da Linha 2 do VLT, no Macuco, terminaram em julho, atendendo oito quilômetros de extensão, contando com 12 estações próximas a locais de interesse público, como o Mercado Municipal, o Poupatempo e o Terminal Valongo, onde foi criada uma estação integrada com o transporte de ônibus.
Questionada sobre a fiscalização deste tipo de ação, a Prefeitura informou que o estacionamento de veÃculos, visando a realização de serviços (concretagem, mudança, limpeza de caixa de gordura etc), em locais de proibição e áreas de circulação restrita pode ocorrer mediante autorização da CET-Santos.
“São autorizações pontuais para a execução do serviço, concedida a partir de solicitação prévia feita à Companhia, que avalia as melhores condições para permitir o estacionamento (horário, localização especÃfica etc)â€, esclareceu.
No caso das vias de circulação do VLT, autorizações se dão fora do horário de funcionamento do modal, ainda em fase de testes, realizados no perÃodo entre 12h e 15h. A CET esclarece que autorização do tal objetivo (estacionar em local proibido pela sinalização) deve ser solicitada, pelo menos um dia útil antes da data do serviço.  A autorização é de porte obrigatório e, em caso de fiscalização, o documento deve ser apresentado ao agente de trânsito.
Em relação ao caso registrado pelo morador nenhum dos órgãos consultados pela reportagem do Portal Mais Santos, que foram a Prefeitura e a EMTU, esclareceram se era permitido tão procedimento impedindo a passagem do transporte.
EMTU – A Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU) informou que “os testes do VLT são realizados com a colaboração da CET Santos. Em conjunto com a Prefeitura, a EMTU tem realizado um trabalho de conscientização com a população sobre a importância de deixar liberada a área por onde vai circular o VLT durante os testes sem passageiros realizados este ano e a partir de 2025, quando está previsto o inÃcio da operação comercial. Situações pontuais devem ser comunicadas à CET para que seja avaliada a possibilidade de atendimento”.
Colaboração: @canal5webtv