Por Alexandre Piqui
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e o Secretário de Saúde, Fábio Ferraz, confirmaram na tarde desta segunda-feira (23) quatro casos confirmados de coronavírus na Cidade. De acordo com o anúncio feito em uma transmissão ao vivo por uma rede social, são três santistas infectados pela doença (homens de 39 anos, 50 anos e 80 anos de idade) e uma mulher residente de Palmeira do Índio, Alagoas (26 anos).
“Tivemos hoje um laboratório particular da Cidade que confirmou quatro casos de coronavírus. Tem um procedimento burocrático epidemiológico, que é a contraprova. Mas o fato é que são exames que deram positivo”, anunciou o prefeito.
“O cenário delas é positivo, estão bem, não foram internadas e a gente vai seguir, agora, acompanhando muito de perto esses pacientes”, diz Fábio Ferraz.
São os primeiros casos oficialmente confirmados na região. Hoje a Baixada Santista contabiliza 401 pacientes aguardando resultados de exames encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, na capital paulista.
Com o possível crescimento da doença, o prefeito anunciou a criação de maid de 400 novos leitos em sete locais diferentes do Município. Entre eles, um novo andar no Hospital dos Estivadores, mais vagas na UPA Central, UPA Zona Leste, UPA da Zona Noroeste, Afip Medicina Diagnóstica, Casa da Visão e o novo prédio do Ambesp (Ambulatório de Especialidades) – que irá atender somente casos de Covid-19.
O número de casos suspeitos da Covid-19 entre residentes da Cidade
aumentou para 178. Do total de casos suspeitos, 23 estão internados em hospitais, sendo que nove deles em unidades de terapia intensiva (UTIs). Outros 155
pacientes suspeitos estão em isolamento social domiciliar. Nesta segunda
(23), Santos recebeu cinco resultados das amostras de pacientes sob análise
pelo IAL, todas descartaram o diagnóstico de Covid-19.
Óbitos
A Seviep de Santos investiga seis óbitos ocorridos em estabelecimentos de saúde do Município, sendo quatro deles de residentes de Santos e dois de outras cidades. Os casos envolvendo santistas são: um do homem, de 62 anos, que estava internado na UPA da Zona Noroeste e faleceu na última quarta (18); duas mulheres, de 41 anos e 80 anos, que também faleceram no dia 18, em hospital filantrópico; e um homem, de 76 anos, que faleceu, neste domingo, (22) em hospital filantrópico.
Os outros dois óbitos são de moradores de outras cidades: gestante,
de 43 anos, que faleceu em hospital estadual, neste domingo (22); e mulher,
de 84 anos, que foi a óbito em hospital particular, no sábado (21).
A confirmação ou descarte do diagnóstico de Covid-19 depende dos
resultados das amostras dos pacientes analisadas por laboratório
credenciado pelo Ministério da Saúde, sendo em São Paulo a referência o
Instituto Adolfo Lutz (IAL)