Da Redação
A vacinação contra a covid-19 em mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias (puérperas) com comorbidades está temporariamente suspensa em Santos. Na noite desta terça-feira (11), o Governo de São Paulo suspendeu a vacinação para este público com a vacina de Oxford/AstraZeneca, único imunizante disponÃvel neste momento em Santos.
A medida segue orientação do Ministério da Saúde, que ampliou o rol da suspensão, restrito até ontem às gestantes, como cautela, já que investiga se as mortes de uma gestante e seu feto, após acidente vascular cerebral na última segunda-feira (10), teriam relação com a aplicação do imunizante dias antes.
O órgão federal emitirá nota técnica sobre as mulheres que já tomaram a primeira dose do imunizante Oxford/AstraZeneca.
A vacinação das grávidas e puérperas com comorbidades pode ser realizada com as vacinas CoronaVac ou do laboratório Pfizer, ambas com uso autorizado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Santos aguarda o envio de uma nova remessa de vacinas para retomar a imunização das gestantes e puérperas com comorbidades, uma vez que os estoques do MunicÃpio estão abastecidos com a vacina de Oxford/AstraZeneca.
Consultadas pelo Portal Mais Santos, as outras prefeituras das cidades da Baixada Santista também responderam que acataram essa determinação do Governo do Estado.
Crédito da foto: Divulgação