PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Santos segue vacinando contra a Covid em 28 postos nesta sexta

Da Redação

Santos segue a vacinação contra a Covid-19 para os moradores de 28 e 29 anos nesta sexta-feira (30) com 28 postos disponíveis para atender esse público, sendo oito exclusivos para aplicação de primeira dose. As policlínicas Monte Serrat e Valongo, normalmente relacionadas nesta lista, estão fechadas para desinsetização. Para quem precisa da segunda dose, o Município oferece 20 postos (veja relação abaixo).

Santos também segue vacinando, com a segunda dose da Oxford/AstraZeneca, quem já cumpriu o prazo de 12 semanas da primeira dose, e com CoronaVac, para quem aguardou o intervalo de 28 dias. É necessário tomar a segunda dose do imunizante para completar o ciclo vacinal.

Nesta quinta-feira (29), com 30 postos vacinando, foram aplicadas 6.193 doses de vacina contra a covid-19 e 973 doses de vacina contra a gripe.

Gestantes e puérperas

As gestantes e puérperas podem ir a qualquer posto de vacinação, exceto as que tomaram a primeira dose de Oxford/AstraZeneca e precisam completar o esquema vacinal com o imunizante adequado. Para estas, a indicação é procurar um dos oito postos exclusivos para a primeira dose do público em geral.

Lactantes

O Município prossegue, nos 28 postos, com a vacinação em primeira dose das lactantes (mulheres que amamentam), a partir de 18 anos de idade, com bebês de até um ano de vida.

Documentação

Todos devem apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência em Santos. As gestantes devem levar a carteira do pré-natal e as puérperas, documento que comprove o nascimento do bebê nos últimos 45 dias.

Já para as lactantes, a certidão de nascimento do bebê de até um ano de idade e quem for tomar a segunda dose, a carteirinha da campanha de vacinação contra a covid-19 com a primeira aplicação anotada. A relação completa dos grupos que podem se vacinar na Cidade e da documentação exigida pode ser conferida neste link.

Gripe

Os postos estão oferecendo ainda a vacina contra a gripe para todos os públicos a partir dos seis meses de idade. Importante ressaltar que as crianças devem ser levadas à policlínica para receber a sua dose, para seu conforto. Para tomar a vacina da gripe é necessário intervalo mínimo de 14 dias após a aplicação da vacina contra a covid-19.

Doação

Quem for aos postos de vacinação pode contribuir com doações de mantimentos, itens de higiene pessoal e de limpeza que serão encaminhados pelo Fundo Social de Solidariedade a famílias em situação de maior vulnerabilidade em Santos.

ONDE VACINAR

EXCLUSIVOS PARA PRIMEIRA DOSE

Postos externos – 8h às 16h

Campo Grande – Igreja Evangélica Projeto de Deus (Rua Carvalho de Mendonça, 596)
Gonzaga – Estacionamento da Igreja Universal do Reino de Deus (Av. Ana Costa, 329)

Policlínicas – 8h às 13h

MORROS
Policlínica Nova Cintra – Rua José Ozéas Barbosa s/nº
Policlínica Jabaquara – Rua Vasco da Gama, 32

ZONA NOROESTE
Policlínica Bom Retiro – Rua João Fraccaroli s/nº
Policlínica São Jorge e Caneleira – Rua Francisco Ferreira Canto, 351

CENTRO
Policlínica Martins Fontes – Rua Luiza Macuco, 40
Policlínica Vila Nova – Praça Iguatemi Martins s/nº

PRIMEIRA E SEGUNDA DOSES

Postos Externos – 8h às 16h

Aparecida – Clube Atlético Santa Cecília (Rua Comendador Alfaia Rodrigues, 269)
Embaré – Centro Comunitário da Igreja São Benedito (Av. Afonso Pena, 350)
Marapé – Escola de Samba União Imperial (Rua São Judas Tadeu, 20)
Vila Mathias – Igreja Batista Peniel (Rua Almeida de Moraes, 54)
Pompeia – Igreja Nossa Senhora do Rosário da Pompeia (Praça Benedicto Calixto, 1)
Ponta da Praia – Ginásio do Complexo Esportivo Rebouças (Praça Engenheiro José Rebouças s/nº)

Policlínicas – 8h às 13h

ZONA NOROESTE
Policlínica Alemoa – Rua Afonsina Proost de Souza s/nº
Policlínica Areia Branca – Rua Francisco Lourenço Gomes, 118
Policlínica Castelo – Rua Francisco de Barros Melo, 184
Policlínica Rádio Clube – Avenida Hugo Maia s/nº
Policlínica São Manoel – Praça Nicolau Geraigire s/nº
Policlínica Piratininga – Praça João de Moraes Chaves s/nº

MORROS
Policlínica Morro São Bento – Rua das Pedras s/nº
Policlínica Morro José Menino – Rua Doutor Carlos Alberto Curado, 77
Policlínica Morro Vila Progresso – Rua Três, casas 1 e 2 Vila Telma
Policlínica Morro Santa Maria – Rua 10 s/nº
Policlínica Morro da Penha – Rua Três, 150

CENTRO
Policlínica Conselheiro Nébias – Av. Conselheiro Nébias, 457

ÁREA CONTINENTAL
Policlínica Caruara – Rua Andrade Soares s/nº
Policlínica Monte Cabrão – Av. Principal s/nº

Jovens santistas de 28 anos comemoram vacinação

Os olhos marejados revelavam o fim de uma longa espera. Foi assim que a funcionária pública Thais Alonso, de 28 anos, saiu da Policlínica Jabaquara, após ser imunizada na manhã desta quinta-feira (29). “A preocupação era grande. Moro com meus pais. Fiquei muito tempo no home office, trabalhando muito com whatsApp”, comentou ela. Thais destacou que no começo deste ano não acreditava que iria ser vacinada tão cedo. “Nem achei que iria ser para este ano”.

“Deixei de sair, de ver os amigos”. Assim resumiu o período em que enfrentou a pandemia do covid-19 antes de ser imunizada a funcionária pública Camila Fonseca Recouso, de 28 anos, que também foi buscar a vacina na Policlínica Jabaquara. Camila avalia que com o grande número de vacinados em Santos a vida, aos poucos, vai voltando ao normal. “Mas a máscara vamos continuar a usar por um bom tempo”

A expectativa da relações públicas Mariana Fanton, de 28 anos, para se vacinar era grande. Boa parte do seu trabalho é relacionada a eventos. “Achei que iria ser vacinada só em setembro”, contou ela, animada com a perspectiva de o setor no qual trabalha voltar ao normal. “Com vacinação e proteção, os eventos estão voltando”.

Foto: Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos