A ação acontece neste sábado (16), na Santa Casa de Misericórdia de Santos, das 7h às 11h, e no Hospital Guilherme Álvaro, entre 8h e 12h30.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Da redação
A Prefeitura de Santos promove neste sábado (16), a Campanha de Doação de Sangue ‘Doe amor, doe vida, doe sangue’, que tem objetivo de sensibilizar a população sobre a importância de doar sangue regularmente e também ajudar os hemonúcleos da cidade, que precisam estar abastecidos.
A ação, realizada pela Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e Guarda Civil Municipal (GCM) em parceria com os moto clubes Insanos e Lokas, acontece na Santa Casa de Misericórdia de Santos, das 7h às 11h, e no Hospital Guilherme Álvaro, entre 8h e 12h30. Neste dia, as duas unidades de saúde terão capacidade total para atender até 140 pessoas, mas quem quiser participar da campanha pode ir aos bancos de sangue já nesta semana e informar que a doação é para a campanha promovida pela Prefeitura.
Os dois hemonúcleos participantes do projeto operam com campanha permanente de coleta de sangue. O Banco de Sangue da Santa Casa fica na Avenida Cláudio Luiz da Costa, 50, no Jabaquara, e recebe candidatos à doação de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h. Já o Hospital Guilherme Álvaro está na Rua Oswaldo Cruz, 197, no Boqueirão, e recebe doações de segunda a sábado, das 8h às 12h30.
Segundo a administração municipal, os interessados em doar sangue devem apresentar documento original com foto, ter entre 16 e 69 anos (pessoas com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde, não ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar alimentadas e descansadas (ao menos 6 horas de sono na noite anterior), entre outras recomendações.
Antes da doação, as pessoas passam por avaliação, onde são verificados pressão arterial, pulso, temperatura, se há ou não presença de anemia, medicações utilizadas, entre outros fatores que podem interferir na segurança dos doadores e dos pacientes receptores.
Conforme a prefeitura, as atividades começaram a acontecer em 2022, com a criação, por lei, da ‘Semana de conscientização, valorização e incentivo à doação de sangue, plaquetas e/ou medula óssea’ na Cidade de Santos. Nas quatro edições anteriores, a campanha já ultrapassou a marca de mil doações.