Da Redação
A campanha anual de vacinação contra doenças virais de cães e gatos terá inÃcio em Santos nesta segunda-feira (19). A ação da Coordenadoria de Defesa da Vida Animal (Codevida), da Prefeitura de Santos, visa imunizar cerca de 7 mil animais até dia 2 de dezembro. Podem ser vacinados cães a partir de 45 dias de vida e gatos com mais de 60 dias, desde que não estejam doentes.
A vacinação ocorrerá em postos volantes pelos bairros de segunda a sexta, sempre das 9h às 13h, ou até terminar a quantidade diária de doses. Por dia, serão disponibilizadas 100 doses da vacina v10 para cães e 55 doses v4 para gatos.
Postos volantes
Nesta segunda (19) e terça (20), a vacinação será realizada na Escola Auxiliadora da Instrução Praça Rubens Ferreira Martins, 8, Macuco). Já na quarta (21), na Rua Anderson Silva s/n°, em Monte Cabrão, na Ãrea Continental. A lista completa com os endereços dos locais, horários e datas da vacinação nos bairros está disponÃvel neste link https://bit.ly/3SbUfhj .
Os proprietários dos pets devem estar munidos de RG, CPF e um comprovante de residência de Santos. Também deve adotar algumas medidas de segurança ao levarem o animal à vacinação: o cão deve estar devidamente com guia e coleira; em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira, e gatos precisam ser conduzidos em caixas especÃficas, para evitar fugas.
Vale ressaltar que nas unidades da Codevida no Jabaquara e no Jardim Botânico não haverá vacinação. Moradores de outros municÃpios devem procurar as unidades de atendimentos de suas respectivas cidades.
Proteção
De acordo com a coordenadora da Codevida, Karoline Castro, a campanha visa garantir a saúde e proteção dos animais contra as doenças infecciosas, cujo tutores não conseguem ter acesso a clÃnicas particulares.
“O objetivo é atender os pets que os donos não têm condições de pagar a vacina em clÃnicas. Sabemos que as viroses entre eles costumam ser mais frequentes, pois ficam nas ruas e têm mais contato com outros animais. Então, para evitar que fiquem doentes ou transmitam doenças é essencial a vacinação”, explica Karoline.
SAIBA MAIS SOBRE AS VACINAS
V10 (cães)
Age sobre 7 tipos de doenças virais em cachorros:
Cinomose – infecção viral que afeta o sistema nervoso do animal.
Parvovirose – doença grave que afeta o sistema digestivo do pet, podendo levar o animal à desidratação.
Coronavirose – doença que também causa diarréia e desidratação.
Hepatite Canina – pode afetar o fÃgado do cachorro.
Adenovirose – afeta o sistema respiratório causando gripes e pneumonias.
Leptospirose (quatro tipos) – doença causada pela urina dos ratos que pode afetar todo sistema imunológico do pet.
Parainfluenza – causa problemas respiratórios, como pneumonia.
V4 (gatos)
Protege contra a clamidiose.
Doença afeta os olhos do gato e, posteriormente, o seu sistema respiratório. Conjuntivite, corrimento nasal e ocular persistente, espirros, dificuldade respiratória, febre, falta de apetite, pneumonia e prostração estão entre os principais sintomas.
Foto: Divulgação PMS