Da Redação
Os profissionais de saúde vinculados ao Instituto Social Hospital Alemão Oswaldo Cruz (ISHAOC) em Santos, começaram a receber uma dose extra do imunizante Oxford/AstraZeneca nesta quinta-feira (8). Eles tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 vencida.
“A ocorrência se deu na aplicação da segunda dose, realizada entre 15 de abril e 5 de maio. Os colaboradores estão sob monitoramento de equipe especializada. Até o momento, entre os que foram expostos ao imunizante, não há registros de ocorrências relacionadas ao evento”, confirmou o ISHAOC, em nota.
De acordo com a instituição, “as unidades já convocaram o grupo para revacinação da segunda dose, o que deve ocorrer nesta quinta-feira, 08. A ocorrência foi comunicada à Secretaria de Saúde do Município de Santos e todas as providências de acolhimento e proteção aos trabalhadores estão sendo tomadas”.
Lote
De acordo com a Prefeitura de Santos, “Essa medida foi adotada após rastreamento realizado pela Prefeitura do lote 4120Z005 e identificação de aplicação de imunizante fora do prazo de validade”.
“O lote foi recebido pelo Município, no dia 26 de janeiro de 2021, e distribuído no mesmo dia para os equipamentos de saúde para atendimento exclusivamente aos profissionais da saúde. Esses hospitais ficaram responsáveis pela armazenagem, controle, registro e aplicação da vacina”, complementa a Administração Municipal, que promete “apurar todas as responsabilidades”.