Implantado há um ano, o programa SantosSus já preparou cerca de 2.500 alunos para atuarem como estagiários na rede pública de saúde. Neste período, foram realizados aproximadamente 70 grupos de formação.
O objetivo da iniciativa é capacitar e integrar profissionais, estudantes e voluntários que prestam serviços nas unidades municipais.
Responsável pelo projeto, a enfermeira Márcia Frigério, da Secretaria Municipal de Saúde, ressalta que a equipe que coordena o trabalho foi selecionada para apresentar o programa no 32ª Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, que ocorrerá na semana que vem, em Rio Claro. O projeto também concorre ao 8º Prêmio David Capistrano. “Gestores de todo o Estado poderão conhecer e implantar ideias como essas em suas cidades. Isso fortalece ainda mais o serviço público”.
Para ela, a formação voltada aos estudantes é fundamental para aperfeiçoar o atendimento da rede pública. “Eles adquirem um conhecimento mais próximo de seu convívio. Muitas vezes, na faculdade, eles não conhecem informações técnicas da cidade e região que vão trabalhar”.