Da Redação
Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santos começaram a ser capacitados, na manhã desta terça-feira (18), para pilotar quadriciclos, visando atendimento na faixa de areia durante a temporada de verão. O treinamento, realizado em um trecho isolado na Praia do Gonzaga, é direcionado a todos da área operacional: condutores, técnicos de Enfermagem, enfermeiros e médicos. Santos será a primeira cidade do litoral de São Paulo a contar com estes veículos para o atendimento do Samu nas praias.
Responsável pelo Samu de Santos (que atende pelo número 192), Marcelo Ismail conta que a ideia é operar na faixa de areia já no fim de novembro. Os veículos ficarão na base da Ilha Criativa, no Boqueirão, e circularão pelas praias. “Nesta terça-feira, estamos treinando 18 profissionais e, na quarta, teremos outras turmas. A ideia é treinar todos da área operacional, para que estejam disponíveis para atuar no verão nas praias”.
Ismail acredita que os casos com maior demanda, no verão, serão os de insolação, pequenos ferimentos e cortes, e os relacionados ao uso em excesso de bebida alcoólica. Para os casos de afogamento, os bombeiros continuarão a tirar as pessoas da água, e o Samu seguirá fazendo o atendimento na areia.
No atendimento com o quadriciclo, o profissional estará equipado com cilindro de oxigênio e desfibrilador externo automático (DEA) e vai avaliar se é necessário chamar, por rádio, uma equipe de suporte avançado (com médico, enfermeiro e condutor) ou equipe de suporte intermediário (com enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor).
Treinamento constante
Condutor do Samu há 7 anos, Max Alex dos Santos diz que os cursos de reciclagem no Samu são constantes. “Este é o primeiro que passo com quadriciclo, que vai tornar o atendimento na areia mais ágil”, comenta ele que, recentemente, também passou pela capacitação do Curso de Aprimoramento de Veículos de Emergência (Cave) no Porto de Santos.
Para Cleuber Barbosa, que atua há 9 anos como condutor do Samu, o quadriciclo já está aprovado. “Os comandos não são difíceis. O veículo é bem ágil. Teremos que ter cuidado, no verão, principalmente com as crianças, que adoram correr nas praias”.
O secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, acompanhou o primeiro dia de treinamento com os quadriciclos. “Estamos muito felizes com a chegada desses veículos. Temos certeza que eles vão garantir ainda mais qualidade e rapidez no atendimento das equipes do Samu”. Segundo Catapreta, com o auxílio destes veículos, “Santos se prepara para receber, com condições ainda melhores, um contingente muito grande de turistas na próxima temporada”.
Foto: Isabela Carrari/Divulgação PMS