A Prefeitura de Santos promoverá a partir das 17 horas desta terça-feira (28) um mutirão com exames de eletrocardiograma (ECG) e testes ergométricos para pacientes encaminhados pelos ambulatórios de especialidades da Região Central e da Zona Noroeste.
A iniciativa faz parte do programa Meta 30, criado para diminuir o tempo de espera pelos principais exames médicos da rede municipal de saúde. Em parceria com a Beneficência Portuguesa, estão previstos cerca de 2.500 exames ao longo de dois meses (2 mil ECG’s e 500 ergométricos).
Todos os procedimentos serão contratados pelo convênio firmado com o hospital, que cobrarão valores referentes a tabela do SUS. Enquanto o ECG custará R$ 5,15 o exame, os testes ergométricos custarão R$ 30.
Há ainda licitações em andamento para a contratação de outros exames e procedimentos em áreas com demanda reprimida. É o caso da oftalmologia e gastroenterologia. Até o fim do ano, a Secretaria de Saúde estima que todos os exames da rede municipal sejam feitos em até 30 dias a partir do pedido médico.