Como conceito, o parasitismo acontece quando, na relação entre dois seres vivos, um deles se apropria de benefÃcios em detrimento do outro. Do ponto de vista biológico, os seres humanos, animais em geral e plantas podem ser parasitados. No ser humano, o parasita pode se localizar no sangue, músculo, cérebro e, mais comumente, no intestino.
A parasitose intestinal, também conhecida como verminose, é uma doença tÃpica de paÃses em desenvolvimento. Essa parasitose tem como mecanismo de infecção a via fecal oral, ou seja, é através da ingestão de água e/ou alimentos contaminados por resÃduos de fezes. Para evitar esse problema é necessário que a estrutura sanitária esteja me ordem, com a coleta de esgoto e bom tratamento de água.
Mas uma importante via de transmissão é a direta entre os seres humanos. Por exemplo, cuidadores de criança que estejam infectados podem transmitir alguns parasitas que sobrevivem largos tempos embaixo de suas unhas. Assim, a má higiene pessoal também pode acarretar em parasitose. Estudo realizado por dez anos seguidos mostrou que o aumento da escolaridade materna diminui o número de crianças infectadas.
As condições socioeconômicas também interferem na prevalência das parasitoses. Uma pesquisa realizada em crianças em escolas encontrou números que variam entre 6% nos alunos de escolas particulares e 60%, em escolas públicas. A parasitose em crianças apresenta como consequência menor peso e estatura do que a ideal para a idade estudada.
Os parasitas intestinais são de vários tipos, mas podem apresentar alguns sintomas em comuns como indisposição abdominal, diarreias e má absorção de nutrientes, como ferro e vitaminas, levando a criança ao baixo peso e anemia. Três parasitas tendem a ser mais comuns em crianças: Giardia lamblia, Ascaris lumbricoides e Trichuris trichiura.
Os parasitas mantêm ciclos necessários para a maturação e reprodução. E para a disseminação entre as pessoas, sempre haverá a presença de uma forma do parasita no ambiente. Essas formas são resistentes à luz solar, à temperatura ambiente e a presença de água. Esses ciclos acontecem envolvendo apenas humanos, ou pode ter a participação de outros animais.
Alguns desses ciclos são bastante complexos e os parasitas podem assumir formas bem diferentes. Um exemplo é Taenia solium e T. saginata, ou solitária, que podem ser transmitidas por uma forma em cisto (cisticerco) que se deposita na carne suÃna ou bovina. Quando se ingere a carne malcozida, contendo o cisto, o ciclo continua. A giardÃase é uma doença eminentemente humana, apesar de ser encontrada em cães e gatos. Ascaris, conhecida como lombriga, e Trichuris são doenças somente humana.
Se ainda tiver dúvidas, encaminhe-as para o Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) do curso de Farmácia da UniSantos. O contato pode ser pelo e-mail cim@unisantos.br ou por carta endereçada ao CIM, avenida Conselheiro Nébias, 300, 11015-002.