Chamar a atenção dos colaboradores para os cuidados com o bem-estar pessoal. É essa a proposta da edição deste ano da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Sipat 2018, da CET-Santos. Nessa linha, a abertura do evento, na tarde desta segunda-feira (10), abordou o tema estresse e ansiedade.
Os fisioterapeutas Pedro Gimenez e Renato Tanaka falaram sobre o assunto, explicando origem, sintomas, prevenção. Eles destacaram, principalmente, as consequências do agravamento do quadro, com desencadeamento de depressão, que pode levar a situações limites como o suicÃdio.
“Todos nós lidamos com o estresse, diariamente. E ele pode ser bom (nascimento de filho, casamento) ou ruim (morte de pessoas queridas, endividamento). Cada organismo reage diferente a eventos estressantes”, observou Gimenez.
No caso do estresse ruim, a somatização de problemas leva à busca por válvulas de escape como bebida, cigarro e comida,  provocando vários tipos de doença. Para prevenção, é fundamental colocar a saúde em primeiro lugar, destacou Tanaka, que elencou as principais recomendações: dormir e alimentar-se bem, praticar atividade fÃsica, rir e procurar ser positivo.
 Programação
A Sipat/2018 tem sequência nesta terça-feira (11), com o tema “droga e planejamento familiar”, com o Grupo Saúde e Vida. Excepcionalmente, a palestra será pela manhã, 10h30, em sala na sede da Coordenadoria de Defesa Civil do MunicÃpio.
A programação prossegue até sexta (14), 14h30, na sala de treinamento da CET. Os próximos assuntos serão suicÃdio e depressão, consumo racional de água e hipnose e seu cérebro.
Fotos: Divulgação/Marcelo Martins