Os mamÃferos são animais homeotérmicos, ou de sangue “quenteâ€. A homeotermia significa a manutenção da temperatura corpórea dentro de uma faixa estreita. Para os seres humanos é admissÃvel que, ao longo do dia, a temperatura possa oscilar entre 0,5ºC a 1ºC. Admite-se que seja normal atingir-se a temperatura axilar de 37,8ºC ou 38ºC quando a aferição for retal (pelo ânus).
Apesar de causar muito medo nos pais das crianças, a febre não é tão prejudicial assim. Vários estudos demonstram que a temperatura elevada permite melhor funcionamento dos mecanismos de defesa corpóreos, ou seja, a febre faz parte do mecanismo de defesa. Ao suprimir a febre, é possÃvel prolongar a duração de alguns quadros de processos infecciosos. Deve-se investigar o que provocou o aumento de temperatura e não considerar a febre como a doença em si.
Para que a febre possa provocar danos cerebrais pressupõe-se haver danos cerebrais pré-existentes. Como a febre é um processo fisiológico de defesa, o controle interno impede que o excesso de temperatura ocorra. O aumento de temperatura sem controle pode acontecer ao se fazer uso de alguns anestésicos ou drogas como a cocaÃna ou ecstasy. A desidratação é fator agravante na febre.
O pavor à febre é um fenômeno mundial, mas que tem sido revertido com a orientação dos profissionais da saúde. O uso de antitérmicos somente se justifica quando a febre está trazendo um quadro de desconforto significativo. Em princÃpio, todos os medicamentos disponÃveis para o controle de temperatura são eficazes em seus resultados, não tendo nenhum deles que seja mais eficaz.
Para algumas pessoas, o uso de antitérmico tem a função de prevenir a convulsão febril, o que os estudos atuais têm desmentido. As crianças suscetÃveis a esse fenômeno benigno, que não deixa sequelas, serão acometidas pelas convulsões, mesmo quando sob efeito dos medicamentos.
O controle da temperatura pode ser realizado com práticas não-medicamentosas, como compressas e banhos mornos. De fato, a temperatura tende a cair, porém, como a causa ainda está presente, em breve a temperatura se eleva para o valor inicial. Há de se ressaltar que não se deve utilizar compressas com álcool, pelo risco que pode oferecer.
O Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM), do curso de Farmácia da UniSantos, está disponÃvel para solucionar suas dúvidas. O contato pode ser pelo e-mail cim@unisantos.br.