PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Mitos e verdades sobre a gripe

Por Paulo Angelo Lorandi

Com a chegada do frio é comum que os pais façam de tudo para que os filhos não fiquem gripados. Tomar vitamina C e não pegar friagem está entre algumas das várias recomendações. Mas será que isso funciona? Veja o que diz o médico pediatra Carlo Crivellaro, membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e da Highway to Health International Healthcare Community:

1) Tomar vitamina C previne a gripe?
Mito. Até hoje, não existe nenhum estudo científico que comprove que a vitamina C previna a gripe.

2) Tomar banho e depois abrir a porta da geladeira causa gripe?
Mito. Abrir a geladeira após tomar banho, entrar em um ambiente frio, andar descalço ou tomar sorvete não causam gripe. O que causa gripes e resfriados são sempre vírus. Se a pessoa já estiver incubando uma gripe, pode desencadear a doença, mas não porque tomou sorvete, e sim por ter sido exposta ao vírus.

3) Beber bastante água ajuda a melhorar a gripe?
Verdade. Tomar muita água ajuda a aliviar os sintomas, pois a hidratação fluidifica as secreções, ajudando na eliminação e, consequentemente, no desconforto respiratório.

4) Ficar perto de alguém gripado pode transmitir a gripe?
Verdade. Lembre-se de que a gripe é adquirida por vírus, que é transmitido pelo ar. Distâncias menores que 1,5 metros são de risco para contágio.

5) Ambientes fechados e sem ventilação facilitam o contágio da gripe?
Verdade. Se você estiver em uma sala fechada com várias pessoas, basta uma delas estar gripada para aumentar suas chances de contágio

6) Não existe cura para a gripe?
Verdade. A gripe não tem cura. O que se pode fazer é adotar tratamentos para amenizar os sintomas desconfortáveis da gripe, como hidratação das
vias aéreas, inalação com soro fisiológico para eliminar as secreções, repouso, alimentação rica em nutrientes para fortalecer a imunidade e, como já dito, ingestão de bastante água. Se a gripe persistir por mais de 4 ou 5 dias, acompanhada de febre alta, é preciso ir ao médico. Dependendo do caso, será necessário o uso de antibióticos.

7) A vacina antigripal pode causar gripe?
Mito. A vacina não tem como causar gripe, simplesmente por não conter o vírus inteiro e vivo. Por mais que você conheça alguém que diga que
ficou gripado após ser vacinado, certamente não foi pela vacina.


Prof. Dr. Paulo Angelo Lorandi, farmacêutico pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas-USP (1981), especialista em Homeopatia pelo IHFL (1983) e em Saúde Coletiva pela UniSantos (1997), mestre (1997) e doutor (2002) em Educação (Currículo) pela PUCSP. Professor titular da UniSantos. Sócio proprietário da Farmácia Homeopática Dracena. *O professor escreve semanalmente para o portal Mais Santos.