Após um mês do fim da campanha nacional de vacinação contra a Influenza (gripe), a imunização está perto de terminar em Santos. Desde 23 de abril, 201.547 doses foram aplicadas, mais de 71 mil em relação ao público-alvo na Cidade (130 mil pessoas).
Contabilizando apenas os grupos prioritários (crianças, gestantes, puérperas, idosos, profissionais de saúde e professores), foram 121.498 doses aplicadas, que correspondem a 93,38% de cobertura – a meta do Ministério da Saúde é de 90%.
Além das pessoas destes grupos prioritários, também puderam se vacinar pacientes crônicos e com condições especiais (como hipertensos e diabéticos) e funcionários do sistema prisional, os quais corresponderam a 80.049 doses.
Dados da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apontam que nesta tarde de quinta (26) havia apenas duas mil doses da vacina entre 22 policlínicas do Município. As doses se esgotaram em seis unidades (Rádio Clube, Castelo, Gonzaga, Aparecida, Ponta da Praia e Conselheiro Nébias), as quais receberão vacinas remanejadas de outras unidades.
O Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, informou que não há previsão de novo repasse de doses da vacina contra a Influenza para o Município. A partir do dia 4 de agosto, será realizada em todo o estado de São Paulo a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. Na próxima semana, todos os dados desta ação serão divulgados pela Prefeitura.
Foto: Marcelo Martins