PUBLICIDADE

Santos / Saúde

Médicos são capacitados para atendimento de pacientes com Alzheimer

Cerca de 40 médicos da rede pública de saúde foram capacitados na última quarta (11) e quinta-feira (12), no auditório do prédio da Secretaria de Saúde de Santos, para o atendimento de pacientes com demências. A atividade é uma parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz).

A capacitação, que contou com especialistas, abordou o atendimento ao idoso no Sistema Único de Saúde (SUS), avaliação das síndromes, dados epidemiológicos, manejo da doença de Alzheimer e sua progressão, discussão de casos clínicos e treinamento prático, encaminhamento para centros de referência do idosos e medicamentos de alto custo.

A coordenadora do grupo de apoio da ABRAz Santos, Marcia Novelli, destacou a parceria da entidade com as secretarias de Saúde de Santos, Cubatão e São Vicente para a capacitação dos médicos da Atenção Básica. “Essa é a primeira capacitação que, com certeza, gerará frutos para o aprimoramento da linha de cuidado ao idoso na rede pública”.

Em Santos, os protocolos de atendimento aos pacientes idosos estão sendo aperfeiçoados a partir do ingresso de dois geriatras na Atenção Básica, selecionados por concurso público. “Estes profissionais darão o suporte e orientação aos médicos que atuam nas policlínicas para o encaminhamento dos pacientes com demência aos serviços especializados”, explica a coordenadora de Vigilância 2, Carolina Ozawa.

A demência é uma doença mental caracterizada por prejuízo cognitivo que pode incluir alterações de memória, desorientação em relação ao tempo e ao espaço, raciocínio, concentração, aprendizado, realização de tarefas complexas, julgamento, linguagem e habilidades visuais-espaciais. Muitas doenças podem causar um quadro de demência. Entre as várias causas conhecidas, a Doença de Alzheimer é a mais frequente. Saiba mais em http://abraz.org.br/.

Foto: Divulgação/PMS