Da Redação
No Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro (quarta), o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – Gapa/BS promoverá ação para celebrar a data, instituÃda como forma de despertar a necessidade da prevenção, promover o entendimento e incentivo à análise sobre a doença pela sociedade e órgãos públicos.
Nesse dia, o Gapa vai distribuir gratuitamente autotestes de detecção do vÃrus HIV (do tipo colhido por fluido oral), das 9h30 à s 12h, na sede da entidade, Av. Epitácio Pessoa, 278, Embaré, em Santos. Haverá também distribuição de preservativos, aferição de pressão e panfletagem com orientação sobre prevenção à doença.
Para marcar a data, haverá o lançamento do novo layout do site do Gapa, com informações gerais sobre a entidade, formas de prevenção, ações populares, oficinas de apoio a pacientes, serviço jurÃdico, de assistência social psicológica; além do bazar de roupas, calçados e utilitários para casa, cuja renda auxilia na manutenção da entidade.
‘Fique Sabendo’Â
Ainda no dia 1º, em continuidade à programação do Dezembro Vermelho, o Gapa participa do Fórum “Fique Sabendoâ€, que será realizado das 19 à s 22h, no auditório da UNIP (Campus Rangel Pestana), em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) da Prefeitura de Santos.
A parceria foi firmada entre a coordenadora do SAE, Christiane Porto, e a presidente do Gapa, Nanci Alonso. Em pauta – na programação que segue até o dia 7 – estão palestras, ações de testagem em diferentes pontos da Cidade, diagnóstico precoce e encaminhamento ao serviço de referência para tratamento.
Desafios
O fórum reunirá agentes da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais ligados ao tema, com palestras sobre atualização de dados epidemiológicos em nÃvel nacional, estadual e municipal, bem como os desafios pós-pandemia. A entrega de material do evento aos participantes será a partir das 18h, com a imediata verificação do passaporte de vacinação Covid (mÃnimo duas doses comprovadas).
O tema de abertura – “Discussão sobre contexto epidemiológico do HIV e principais desafios pós-pandemia†– será abordado pelo infectologista Marcos Caseiro e outros convidados. Durante a programação serão disponibilizadas testagens para HIV e sÃfilis. Além do Gapa, o Fórum “Fique Sabendo†conta com o apoio da Deab, Programa Jovem Dr, Gsk, UNIP e Coform.
O Gapa participará também com a distribuição de farto material informativo, material de apoio ao evento e a presença de sua equipe técnica para fortalecer e divulgar as orientações que serão transmitidas.