Da Redação
Julho, um mês de alerta e prevenção à s hepatites. A Secretaria de Saúde de Santos preparou algumas ações, como lives e testes rápidos para identificação da doença. As atividades integram a 1º Ação Julho Amarelo SAE (Serviço de Atendimento Especializado) de Santos e começam nesta quinta-feira (1º de julho), à s 12h30, com uma live no Facebook (https://www.facebook.com/almira.marques), que terá como convidado o presidente do Grupo Esperança (de apoio aos portadores de hepatites), Jeová Pessin Fragoso. Na ocasião, será abordado o tema ‘A visão atual da hepatite C sob o ponto de vista do paciente’.
Nos perfis do SAE Santos no Facebook (https://www.facebook.com/saeccdisantos/) e no Instagram (https://www.instagram.com/sae.santos/) serão realizadas mais duas entrevistas: dia 27, à s 12h30, com a enfermeira Mônica Maestre, sobre ‘Hepatites virais – conscientização, prevenção e cura’ e, no dia 28, a convidada será a especialista em Saúde Pública Márcia Fátima Frigério, responsável por implantar o Programa de Hepatites Virais em Santos, em novembro de 1999.
Testes em 15 minutos
No dia 15, das 9h à s 14h, serão feitos testes para detecção de hepatite C na Praça Mauá. Serão exames rápidos, que apresentam resultados em 15 minutos. Em caso positivo, a pessoa será encaminhada para a CCDI para iniciar tratamento e monitoramento. Quem fizer o teste de hepatite C terá a opção de levar para casa o autoteste de detecção do HIV, vÃrus causador da Aids.
Foto: Isabela Carrari/PMS