Da Redação
Mais de 200 pessoas foram atendidas durante a ação realizada na Praça Mauá, no Centro de Santos, nesta segunda-feira (25), em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, lembrado em 27 de outubro.
Além da panfletagem e do esclarecimento de dúvidas em relação à anemia falciforme, a equipe da ação também orientou e forneceu encaminhamentos a unidades de saúde para pessoas que apresentaram alteração durante os testes de glicemia e aferição de pressão arterial.
“A comunidade negra tem mais tendência a sofrer de diabetes e pressão alta, bem como de anemia falciforme. Porém, também são condições encontradas em outras etnias em razão da miscigenação. A doença falciforme é uma condição que até mesmo alguns profissionais da área da saúde desconhecem, por isso é importante conscientizar todosâ€, explica o coordenador de Promoção de Igualdade Racial e Étnica (Copire), Ivo Miguel Evangelista.
Quem aproveitou para checar a saúde foi a aposentada Josefa Maria de Menezes, de 74 anos. Ela, que estava passando pelo local com o marido, resolveu aferir a pressão e realizar o teste de glicose. “A enfermeira disse que está tudo certo, graças a Deus. Eu até tenho um exame de diabetes marcado, mas já fiz antes para conferir. Foi ótimo, elas foram muito atenciosasâ€.
O agente de correios João Carlos dos Santos Neto, de 47 anos, que já realiza a aferição de pressão arterial diariamente para monitorar a hipertensão, viu a oportunidade de fazer também o teste de glicemia, além de receber um informativo em relação à anemia falciforme. “Eu já sabia da doença antes, mas muitas pessoas não conhecem. Essa ação facilita para que as pessoas se informem a respeito”.
A conscientização foi realizada pela Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial e Étnica (Copire) e pelo Conselho Municipal da Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial, com apoio da Secretaria de Saúde de Santos (SMS) e suporte da Escola de Enfermagem El Shaday.
Anemia Falciforme
Hereditária, a anemia falciforme é uma doença do sangue conhecida há muito tempo. Sua principal caracterÃstica é alteração no glóbulo vermelho do sangue. Os principais sintomas são a anemia crônica, icterÃcia (cor amarelada na pele e no branco dos olhos), sÃndrome mão-pé (inchaço doloroso nas regiões dos punhos e tornozelos) e crises dolorosas (principalmente em ossos, músculos e articulações).
Foto: Nathalia Filipe/PMS