Santos recebe entre os dias 12 e 16 de outubro o Valongo Festival Internacional da Imagem. Na ocasião, o Bairro Valongo, no Centro Histórico, irá se transformar em uma arena de discussão e reflexão sobre os diferentes aspectos da produção de imagens e narrativas visuais contemporâneas. Haverá ainda uma série de workshops e exposições. Algumas atividades são gratuitas e outras pagas. Inscrições podem ser feitas no site do projeto Valongo.
Entre os convidados estão Araquém Alcântara, Marcos Piffer, Jorge Bodanzky, Bill Morrison, Marcelo Brodsky e Julio Bittencourt. Horácio Fernandez (PhotoEspaña) será o curador de exposições e Thyago Nogueira (editor da revista ZUM e do Instituto Moreira Salles) das mesas de debates e reflexões.
Os workshops têm duração média de 7 horas. As inscrições são limitadas. É possível comprar ingressos com desconto até o dia 30 de setembro.
As atrações acontecem no Museu Pelé, na Praça dos Andradas, no Valongo Brasil, no Armazém Cultural 11, na Oficina Cultural Pagu, no Centro de Pesquisa das Narrativas Visuais do Valongo, na Casa da Frontaria Azulejada, Arcos do Valongo e no Teatro Guarany.
Projeto – O Valongo é um projeto de caráter democrático, comprometido com a formação, difusão e educação no campo da imagem. São oferecidas diversas atividades culturais e de formação a baixo custo ou gratuitas. O projeto tem parceria com o Instituto Querô, que utiliza o audiovisual como ferramenta para estimular talentos, promover a inclusão cultural, transmitir valores, desenvolver o empreendedorismo e dar voz a jovens que vivem em condições de alto risco social.