Cerca de 14 vagões de uma composição descarrilaram e tombaram na ferrovia que liga o planalto ao litoral paulista na tarde desta quinta-feira (16). O acidente aconteceu na altura do Km 111 da linha férrea no sentido de Santos.
A carga era de soja e seria transportada ao Porto para exportação. Mais de mil toneladas do produto ficaram espalhadas pela ferrovia, interrompendo o fluxo do modal.
De acordo com informações oficiais, o trem pertencia à empresa Rumo e teria saído Rondonópolis, no Mato Grosso, com destino ao cais.
Descarrilamento
O acidente teria sido provocado pelas fortes chuvas na Baixada Santista nesta quinta-feira. Inicialmente, quatro vagões descarrilaram (saíram dos trilhos). Em seguida, devido ao desvio de rota e peso, outros dez teriam tombado.
Responsável pela composição, a Rumo confirmou o acidente e informou que ninguém ficou ferido. A empresa afirmou também que a limpeza das mil toneladas de soja já está sendo realizada e a linha deve ser liberada ainda na noite desta quinta-feira.
Quem também foi acionado foi o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que apura as possíveis consequências ao meio-ambiente.
Foto: Ibama