PUBLICIDADE

Santos / Porto

Porto de Santos recebe navio cargueiro de 366 metros

Construída em 2018, a embarcação tem capacidade para transportar até 14,4 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés) em uma única viagem e 139, 7 mil toneladas.

 

Foto: Felipe Sant’Ana / TCP

Da redação 

O Porto de Santos, o maior da América Latina, recebeu nesta quinta-feira (31), às 10h30, o navio cargueiro MSC Natasha XIII, que tem 366 metros de comprimento e 48 de largura, sendo considerado o maior a entrar no complexo portuário na história.

Ele atracou no espaço do Brasil Terminal Portuário, à margem direita do Porto, em uma área projetada de 430 mil m².

Construída em 2018, a embarcação tem capacidade para transportar até 14,4 mil TEUs (contêiner padrão de 20 pés) em uma única viagem e 139, 7 mil toneladas. O navio tem bandeira da Libéria, na África.

Segundo a Autoridade Portuária de Santos (APS), até então, o maior navio a atracar em Santos tinha sido o CMA CGM Vela, em outubro de 2022. A embarcação tem 347 metros e capacidade para 11 mil TEUs.

Para o presidente da APS, Anderson Pomini, a chegada de navios de 366 metros é uma conquista da APS – marcando a celebração dos 132 anos do Porto de Santos -, do Ministério de Portos e Aeroportos e de toda comunidade portuária: “O Porto de Santos comprova que está entre os melhores do mundo e o Governo Federal está empenhado em melhorar a infraestrutura com obras importantes, como a dragagem de aprofundamento e manutenção, a melhoria e ampliação das perimetrais, a construção do túnel Santos-Guarujá, a implantação da pera ferroviária e tantas outras. Dou os parabéns à MSC pelos esforços para chegarmos a este momento histórico, bem como à BTP, que preparou seu terminal com muita eficiência para receber essa nova classe de navios. O Brasil e o mundo ganham com esta conquista”, afirmou Pomini.

Ficha técnica do MSC Natasha XIII:

– Ano de construção: 2018
– Capacidade de carregamento: 14.432 TEUs
– LOA: 366 metros
– Boca: 48,20 metros
– DWT: 139,7 mil toneladas
– Quantidade de tomadas para contêineres refrigerados: 1.050