Acontece hoje, às 15h, um exercício simulado de atendimento a acidente no Porto de Santos. O treinamento será no cruzamento em nível da Rua Antônio Prado, trecho da via perimetral da margem direita do Porto, no centro de Santos (em frente ao Museu Pelé).
No cenário, um caminhão tenta atravessar a linha férrea com o trem se aproximando, mas acaba atingido pela locomotiva. A colisão entre os veículos é seguida de explosão e incêndio. Com o impacto da colisão, o tanque é rompido, causando o vazamento de óleo diesel. O vazamento atinge a galeria pluvial e contamina o estuário. Ao mesmo tempo, um pedestre se assusta e tenta atravessar a via, escorrega e cai, necessitando de atendimento.
O objetivo é treinar a interação entre os órgãos participantes e preparar os integrantes das equipes de emergência para casos de ocorrência real.
Para o atendimento, são acionados o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil Municipal, e as equipes de emergência dos terminais da região e da APS. Haverá interdição da via perimetral durante o período do simulado, com a Guarda Portuária orientando pontos de desvio.
A ação faz parte do Plano de Ajuda Mútua (PAM) do Porto de Santos, coordenado pela Autoridade Portuária de Santos (APS).