Da Redação
Com objetivo de fiscalizar produtos perigosos no Porto de Santos, terminou nesta sexta-feira (8) com uma reunião a Operação Reliqua 2021, coordenada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Natuais (Ibama). A vistoria foi realizada em 42 terminais do Porto Organizado, dez empresas fora da área de jurisdição da SPA e em instituições do Polo Industrial de Cubatão.
A operação teve início no dia 27 de setembro (também em outros locais do País) e, segundo o Ibama, obteve os resultados esperados, com o cumprimento das vistorias e a participação das equipes compostas pela SPA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antaq, ANTT, Exército, Capitania dos Portos, Receita Federal e Corpo de Bombeiros.
Em Santos, foram emitidos pelo Ibama 194 autos de infração em 140 veículos/combinações veiculares fiscalizados, sendo 166 TRPP (transporte rodoviário de produtos perigosos), 15 VP (Vale pedágio obrigatório), 10 RNTRC (Registro Nacional do s transportadores rodoviários de Cargas), 2 PEF (pagamento eletrônico de frete) e 1 PMF (piso mínimo de frete). A Anvisa lavrou duas notificações, enquanto SPA e Antaq emitiram dois autos.
De acordo com os órgãos participantes, foi observada uma evolução dos terminais em relação às condições adequadas de movimentação de cargas perigosas em comparação a edição de 2020, gerando cada vez mais segurança para a relação Porto-Cidade. A Operação Reliqua 2021 constatou mais uma vez, assim como em 2020, que as operações no Porto de Santos são seguras.
De acordo com o presidente da SPA, Fernando Biral, a realização da Operação reforça a segurança do Porto de Santos: ‘’Tenho certeza de que esta ação servirá de referência para o resto do Brasil. Agradecemos a participação de todos nesta operação importantíssima que visa construir uma maior segurança nas operações do Porto. A Autoridade Portuária sempre irá apoiar e estar à disposição”, concluiu Biral.
Além da presença de membros da SPA e do Ibama, a reunião contou com a participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Capitania dos Portos de São Paulo, do Exército Brasileiro e de órgãos municipais de Santos (Defesa Civil e Secretaria de Meio Ambiente).
Confira vídeo com imagens da Operação Reliqua 2021 no Porto de Santos no Instagram @maissantos .
Foto: Divulgação Ibama