PUBLICIDADE

Santos / Porto

Operação do Ibama confirma que Porto de Santos é seguro para transporte de cargas perigosas

Durante três semanas o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou a  Operação Relíqua, que fiscalizou cargas perigosas no Porto de Santos e no polo industrial de Cubatão. O órgão concluiu que a operação de cargas perigosas no Porto de Santos é segura, pois conta com ações preventivas e fiscalizatórias com relação à movimentação e armazenamento desse tipo de carga.

Mais de 50 locais passaram por inspeção, entre empresas e terminais e aconteceu para verificar a condição de segurança e preparação para combate a emergências na região do Porto de Santos, principalmente em vista da tragédia ocorrida com explosão na área portuária de Beirute, no Líbano, no dia 04 de agosto último.

O diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Bruno Stupello, representou a diretoria da SPA na reunião, que teve por objetivo avaliar os trabalhos realizados. “A movimentação portuária tem, muitas vezes, natureza de risco, e a prevenção de acidentes, por meio de rígidos controles e fiscalização, é imperativa no Porto de Santos. Por isso a SPA deu todo apoio à Operação Relíqua e atua de forma rigorosa para garantir a segurança das cargas e das pessoas no Porto de Santos”, disse Stupello.

Foram indicados alguns pontos de melhoria que serão implantados pelos terminais portuários para aumentar ainda mais as medidas de prevenção, não sendo constatadas situações de risco grave ou iminente. Além da SPA, Ibama, Antaq e Exército, participaram da reunião a Marinha, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Defesa Civil, Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Santos) e Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp)