Mais um caso de malária em navio que chega ao Porto de Santos. Desta vez o tripulante está na embarcação Common Galaxy, das Ilhas Marshall.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o teste deu positivo para um segundo paciente dentro do navio. O órgão, que não informou a data desta confirmação, garantiu que o tripulante será tratado a bordo.
Este mesmo navio graneleiro, que veio da Costa do Marfim para Santos, passou por desinsetização no início do mês, quando um primeiro caso foi confirmado no dia 7 de julho.
De acordo com a Autoridade Portuária de Santos (APS), depois de alguns adiamentos, a nova data para atração do navio é domingo (21)
O primeiro caso confirmado de malária ocorreu no navio Genco Picardy, em 4 de julho. A embarcação graneleira saiu do continente africano em 20 de junho. O paciente é um tripulante filipino, de 27 anos, que foi desembarcado e levado ao Hospital Beneficência Portuguesa de Santos.
A previsão é de que o navio atraque no Porto de Santos nesta quinta-feira (18) no Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (Teag). A data é sujeita à alterações.
Já o primeiro tripulante diagnosticado com a doença nesta embarcação, apresentou febre, dor no corpo, dificuldade de respirar e dormência nas mãos. Ele também foi levado para o hospital. Assim como ocorreu no Genco Picardy, a embarcação foi desinsetizada.