PUBLICIDADE

Santos / Porto

Navio Doca Multipropósito “Bahia” atraca no Porto de Santos

Da Redação

O Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”, da Marinha, chega ao Porto de Santos nesta sexta-feira (9) e ficará atracado no Terminal Marítimo de Passageiros (CONCAIS) até 12 de julho.

Considerando as recomendações das autoridades sanitárias estaduais e municipais, relacionadas ao combate à Covid-19, não haverá visitação pública ao navio durante a estadia. A embarcação tem 168 metros de comprimento total.

Nessa visita ao Porto de Santos, o NDM “Bahia”, subordinado ao Comando do 1º Esquadrão de Apoio, participa da Comissão MERCANTEX/2021, realizando exercícios operativos e adestramentos para a Tripulação e Alunos da Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM), sediada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), localizado na cidade do Rio de Janeiro-RJ.

O NDM “Bahia” foi incorporado à Marinha do Brasil em 17 de dezembro de 2015, sendo adquirido junto à Marinha Nacional Francesa, anteriormente denominado de TCD “Siroco”. Foi incorporado à Armada em 10 de março de 2016, data em que se comemora o seu aniversário. É o primeiro Navio Multipropósito da Marinha do Brasil e emprega o indicativo de costado G40.

O NDM “Bahia” é capaz de ser empregado nas seguintes tarefas: transportar e controlar embarcações de desembarque, viaturas anfíbias e carros de combate; transportar carga e tropa; efetuar transbordo de pessoal; conduzir Movimento Navio para Terra por superfície ou helitransportado; realizar operações benignas em assistência humanitária e em casos de desastres naturais; destruir ou neutralizar unidades de superfície e submarinos inimigos; apoiar as Operações Anfíbias; apoiar a realização de Operações Especiais; prover facilidades de Comando, Controle e Comunicações para Força Naval; prover apoio logístico; e efetuar operações de busca e salvamento. Por meio de suas capacidades, o NDM “Bahia” realiza as seguintes Tarefas Básicas do Poder Naval: Controle de Área Marítima, Projetar Poder sobre Terra e Contribuir para a Dissuasão.

Foto: Divulgação Marinha do Brasil