PUBLICIDADE

Santos / Porto

Mergulhadores do COE encontram pacotes de pasta-base de cocaína grudados em navio no Porto de Santos

A Polícia Militar, por meio do 4° Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), apreendeu neste sábado (24) aproximadamente 114 kg de substância com características de cocaína que estavam grudados no casco de um navio no Porto de Santos. Mergulhadores do Comandos e Operações Especiais (COE) foram acionados e entraram nas galerias internas do casco do navio. Lá foram encontrados cinco invólucros, com 93 tabletes de cocaína.

Policiais federais do NEPOM, em conjunto com policiais militares do COE/PM, realizaram inspeção de casco em navio atracado em uns dos terminais portuários, resultando na localização da substância embalada em forma de tabletes, os quais estavam inseridos em compartimento submerso da embarcação. Um robô-submarino foi usado para monitorar navios atracados no Porto de Santos. Durante a inspeção o robô detectou objetos estranhos grudados no caso de um navio que tinha saído da Argentina e seguiria para a Espanha.

O navio foi selecionado para fiscalização pela PF após análise e avaliação de critérios de risco. Na inspeção, foram localizados volumes suspeitos em compartimento denominado sea chest, no casco do navio, que tinha como destino a Europa.

A operação segue em andamento no Porto de Santos, com participação das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica de São Paulo, Ministério Público, Secretaria da Fazenda, Polícia Federal e Receita Federal. Inquérito policial foi instaurado pela Delegacia da PF em Santos para realização de perícia no material e apuração de materialidade e autoria de crime de tráfico internacional de drogas.