PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Suspeito morre e dois trabalhadores ficam feridos durante patrulhamento da Rota em Santos; Operação Verão chega a 28 mortes

O caso ocorreu na manhã desta segunda-feira (19), no Morro do São Bento, enquanto os agentes averiguavam uma denúncia de tráfico de drogas. Segundo a SSP, eles foram recebidos a tiros e revidaram. 

 

Foto: Divulgação / Polícia Militar (PM)

Da redação 

Um homem morreu e duas pessoas ficaram feridas durante um patrulhamento da equipe de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) no Morro do São Bento, em Santos, na manhã desta segunda-feira (19), por volta de 08h. Com isso, a Operação Verão chegou a 28 mortes, igualando a Operação Escudo de 2023. 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os agentes averiguavam uma denúncia de tráfico de drogas, quando viram um grupo de suspeitos. Ao se aproximarem, os policiais foram recebidos a tiros e houve confronto.

Um suspeito foi atingido e levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste, mas não resistiu. A arma que ele usava foi apreendida. Os policiais apreenderam centenas de porções de entorpecentes, máquina de cartão de crédito e rádios comunicadores.

Segundo a SSP, dois funcionários que realizavam serviço de contenção e drenagem pela Prefeitura acabaram atingidos por estilhaços, foram socorridos e liberados. Conforme a administração municipal, eles são da empresa Geologus, contratada pelo município para executar obras.

O caso foi registrado no 5° Distrito Policial (DP) de Santos.

 

Operação Verão

Foto: Reprodução

Durante a Operação Verão na Baixada Santista, iniciativa voltada ao combate à criminalidade e a garantia da segurança da população, 681 criminosos foram presos, incluindo 254 procurados pela Justiça. Além disso, foram apreendidos 158,8 quilos de drogas e 79 armas ilegais, incluindo fuzis de uso restrito. Até o momento, 28 pessoas morreram em confronto com a polícia.

A ação policial acontece após a morte do soldado da Rota, Samuel Wesley Cosmo, no dia 2 de fevereiro, em Santos. Kaíque Coutinho do Nascimento, conhecido como “Chip”, de 21 anos, foi preso em Uberlândia, Minas Gerais, e é acusado de matar o agente. 

Operação Escudo 

Foto: Reprodução

Com o ocorrido desta segunda-feira (19), a Operação Verão se igualou a Operação Escudo, de 2023, onde 28 pessoas morreram. A ação aconteceu após a morte do soldado da equipe de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), Patrick Reis, na Vila Zilda, em Guarujá, no final de julho.

Além de Reis, que foi baleado no tórax, outro agente foi ferido, mas na mão esquerda. Ele foi conduzido ao Hospital Santo Amaro (HSA), onde realizou um procedimento e foi liberado.

Erickson David da Silva, conhecido como “Deivinho” foi preso após se entregar na noite de 30 de julho, na Capital. Ele é acusado de matar o agente. 

No período, as forças policiais apreenderam quase 1 tonelada de drogas. Também foram retiradas das mãos de criminosos 119 armas ilegais, incluindo fuzis e submetralhadoras. 976 criminosos foram presos, sendo que desse total, 388 estavam foragidos. Outros 70 adolescentes infratores foram apreendidos.