O equipamento passa a ser a base da tropa de elite da corporação, centralizando os trabalhos de 51 guardas, entre homens e mulheres, seis viaturas e dez motos, além do canil da GCM.
Foto: Isabela Carrari / Prefeitura de Santos
Da redação
A Prefeitura de Santos inaugurou na manhã desta quinta-feira (14), uma nova sede das Rondas Ostensivas Municipais (Romu) Prefeito Oswaldo Justo da Guarda Civil Municipal (GCM). O equipamento, que fica na Avenida Conselheiro Nébias, 164, na Vila Nova, passa a ser a base da tropa de elite da corporação, centralizando os trabalhos de 51 guardas, entre homens e mulheres, seis viaturas e dez motos, além do canil da GCM.
Os agentes farão o patrulhamento preventivo na Região Central Histórica da cidade, envolvendo os bairros Centro, Paquetá e Vila Nova, abrangendo a região do Mercado Municipal.
Com 501 metros quadrados de área, o imóvel, com infraestrutura remodelada, contempla alojamentos para o efetivo operacional, com vestiários, refeitório e área externa ampla para utilização como estacionamento da frota de viaturas, bem como para treinamento de abordagens com o apoio de viaturas e motocicletas. A nova base da corporação tem potencial de melhoria significativa para a segurança pública e ratifica a política da Prefeitura para ocupação do Centro Histórico e proximidade com o novo Mercado Municipal e as futuras instalações do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na região.
Segundo a administração municipal, do ponto de vista operacional, a nova base vai permitir maior agilidade no deslocamento das equipes operacionais especializadas, pelo fácil acesso às demais regiões do Município – orla da praia, morros, Zona Noroeste e Área Continental, permitindo a projeção de um impacto positivo na sensação de segurança dos santistas.
Conforme a Prefeitura, a nova infraestrutura da GCM faz parte do plano municipal em prol da segurança e monitoramento urbano, pacote de investimentos denominado ‘Santos Mais Segura’, lançado em setembro do ano passado e que envolve a contratação de mais 200 guardas civis municipais (que serão incorporados ainda neste ano), criação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) específico para a categoria, entrega de novas viaturas e armas, compra de drones de alta performance e outros equipamentos.