No total, foram 82 pipas e 11 carretéis de linhas cortantes (cerol e linha chilena). A ação aconteceu durante patrulhamento preventivo nos bairros Bom Retiro e Castelo.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos
Da redação
A Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) apreendeu, domingo (5), na Zona Noroeste, 82 pipas e 11 carretéis de linhas cortantes (cerol e linha chilena). A ação aconteceu durante patrulhamento preventivo nos bairros Bom Retiro e Castelo.
Os produtos foram recolhidos após abordagens a um ambulante sem licença – que comercializava grande quantidade dos materiais – e a grupos de jovens da região que se reuniam para praticar essa modalidade proibida. Todos foram orientados quanto aos riscos do uso ilegal de cerol.
O material foi recolhido e encaminhado ao depósito da Prefeitura de Santos.
Conforme a administração municipal, de janeiro de 2024 até o início deste mês, a Guarda Municipal registrou nove boletins de ocorrências sobre apreensão de pipas e linhas de cerol.
De acordo com lei estadual 17.201/2019, é proibido o uso, a posse, a fabricação e a comercialização de linhas com cerol, bem como a importação da linha chilena ou indonésia. Denúncias sobre o uso de cerol podem ser feitas pelo 153, da Guarda Municipal, ou 190, da Polícia Militar.