Ambos foram detidos no último domingo (24), na orla da cidade.
Da redação
Dois adolescentes foram apreendidos por furtar correntes de ouro na orla de Santos, no último domingo (24). Na primeira ocorrência, uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada por um munícipe, relatando que havia acabado de ter a corrente, avaliada em R$ 2 mil, furtada enquanto transitava pela ciclovia.
Segundo o relato da vítima, um jovem vinha no sentido contrário da pista e, rapidamente, puxou a joia do pescoço dele, fugindo em seguida. Com as características físicas do adolescente, os GCMs passaram a patrulhar na região, quando o avistaram. O jovem foi abordado e, durante busca pessoal, foi encontrado no bolso da bermuda dele uma corrente e um pingente de ouro.
A vítima foi orientada a ir até a delegacia, onde reconheceu o indivíduo. Com isso, o infrator foi apresentado pelos guardas à autoridade policial, sendo elaborado um boletim policial por ato infracional ao crime de furto. Uma bicicleta utilizada pelo menor foi apreendida e o pertence devolvido à vítima.
Segundo furto
No mesmo dia, outro adolescente foi detido pela GCM por furtar uma corrente de ouro na orla. O caso ocorreu no bairro Aparecida.
Segundo a Prefeitura, uma equipe da GCM viu populares correndo atrás do infrator gritando “pega ladrão”. Os agentes municipais, então, se dirigiram até a ocorrência, já com o grupo de munícipes agredindo o infrator.
Os guardas acabaram com a violência e detiveram o menor. Em seguida, foi realizada busca pessoal e foi encontrado no bolso dele uma corrente, avaliada em R$ 20 mil. A vítima chegou em seguida e o reconheceu como o autor do crime.
Diante disso, foi dada voz de prisão e o jovem conduzido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) central, onde recebeu atendimento médico por conta das escoriações sofridas.
Posteriormente, o adolescente foi conduzido ao 7º Distrito Policial (DP), sendo lavrado um boletim de ocorrência por ato infracional análogo ao crime de furto, ficando à disposição da justiça. A joia também foi restituída à vítima.