Uma operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de São Paulo (Gaeco), com apoio da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (03) cumpriu ordens judiciais de prisões e buscas domiciliares contra integrantes da facção criminosa PCC na capital e em outras regiões do Estado.
A ação batizada como Operação Jiboia aconteceu em 20 cidades. Os agentes cumpriram os mandatos aqui na Baixada Santista e São Paulo, além das regiões de Sorocaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. Foram mais de 50 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão.
Os presos foram investigados ao longo dos últimos meses por exercerem as mais diversas funções na facção, ligadas ao tráfico de drogas, ao cadastramento de armas e ao recolhimento de valores para a organização, a realização de julgamentos informais (“tribunais do crime”) e até funções de lideranças soltas.
Parte dos alvos integraria as atuais funções de comando e liderança da facção nas ruas, alçados a essa posição devido à transferência da cúpula para presídios fora do Estado de São Paulo, após decisão judicial no início deste ano que deferiu pedido feito pelo Gaeco.