PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Deic deflagra operação para combate às fraudes de Bilhete Único

Policiais civis da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Fraudes Financeiras e Econômicas (Deic) deflagraram a “Operação Bloqueio Único” a fim de combater a estrutura criminosa montada para a efetiva mercancia, mediante fraude de bilhete único, em diversos postos de vendas, nesta Capital.

Nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vendedores irregulares utilizando créditos fraudulentos são presos diariamente, vendendo passagens mais baratas perto da catraca. Após o usuário efetuar o pagamento, os criminosos acompanham a pessoa até a catraca e passam o bilhete, recebendo do usuário um valor bem aquém do comercializado pela CPTM, causando grande prejuízo à Prefeitura da cidade de São Paulo.

Em outra modalidade de comercialização os fraudadores, utilizando-se de um programa de computador, abastecem o cartão (Bilhete Único) com créditos, mas ficam com o dinheiro arrecadado. Na Capital existem diversos pontos de recarga clandestinos, geralmente em estabelecimentos comerciais em vias públicas com grande fluxo de pessoas.

A fim de identificar os líderes desta associação criminosa, diligências foram encetadas até que 3 homens foram presos.

Eles estavam num shopping, na zona leste, efetivando comercialização do programa que estava armazenado em um HD externo, pelo valor de R$ 150 mil.

Na Especializada, um relatório técnico foi elaborado por funcionários da SPTrans, sobre todo material apreendido com o trio: o programa que estava no HD externo, cartões de bilhete único e cartões que estavam em branco (fabricados na China), bem como um equipamento tipo “urna eletrônica”,  que realiza também as recargas de forma clandestina, onde ficou demonstrada a materialidade delitiva.

 

 

 

Fonte: Polícia Civil do estado de São Paulo

Foto: Deic – eov (c)