PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Voluntários se mobilizam para mutirão de coleta de resíduos no Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias

Acontece neste sábado (21), nas praias de Santos, um grande mutirão de coleta de resíduos que faz parte das iniciativas progamadas para acontecer em todo o mundo pelo Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias. A concentração dos participantes, todos  voluntários, será na Praça das Bandeiras, no Gonzaga, a partir das 09h.

A atividade é organizada pelo Projeto SurfLimpeza, com apoio de diversas entidades e empresas. “Queremos fazer uma limpeza muito profunda, além do que é palpável. Buscamos conscientizar sobre o peso do consumo para o planeta”, afirma o diretor presidente da SurfLimpeza, Daniel Frank Tomaz.

A  proposta dos organizadores é mobilizar a população para transformar e plantar uma sementinha na cabeça das pessoas. “Mostraremos como más atitudes refletem de maneira negativa e interferem no meio ambiente. A ferida é profunda, mas através de iniciativas, podemos criar estratégias e mudar hábitos, em prol do coletivo”, comenta Paula Romano, coordenadora do Projeto Mantas do Brasil.

De acordo com o relatório Global Waste Management Outlook 2024, a humanidade deverá produzir 3,8 bilhões de toneladas de resíduos anualmente até 2050. Os materiais podem levar décadas, séculos ou até mais de mil anos para se decompor. Os objetos acabam em rios e mares, contaminando a água e prejudicando a vida dos animais.

A ação é aberta para participação de voluntários. Após a arrecadação, farão um diagnóstico do material recolhido.

DIAGNÓSTICO – Surf Limpeza realizou um levantamento com base em ações ambientais. Os dados apontam uma situação alarmante em Santos. Em 2023, a instituição coletou 40 kg de resíduos por mês. Aponta, ainda, cerca de 481 kg de microlixo durante o ano.

Com materiais separados e limpos, foram produzidas 490 peças de arte. Uma alternativa para reciclar e educar crianças, adultos e idosos, por meio de oficinas.

O IMPACTO – De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2022, o plástico é o material mais presente nos rios, representando 48,5% dos detritos que chegam aos oceanos. O estudo da Abrelpe também revelou que mais de 3 milhões de toneladas de resíduos sólidos gerados no país acabam nos rios e mares anualmente, um volume capaz de cobrir mais de 7 mil campos de futebol. Além disso, outros 29,7 milhões de toneladas de lixo têm destino inadequado, como lixões e aterros ainda em funcionamento, o que pode resultar em um aumento de 5 milhões de toneladas de plásticos no mar a cada ano.

PROJETO MANTAS DO BRASIL

Fundado em Santos há mais de uma década, o projeto Mantas do Brasil se empenha na proteção de uma das maiores espécies de raias do mundo, a raia-manta. Foca especialmente neste animal, que pode alcançar até oito metros e pesar mais de duas toneladas. Visa conscientizar por meio de pesquisas e educação ambiental. O projeto possui patrocínio da Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa do Governo Federal ligada ao Ministério dos Portos e Aeropportos.

Créditos: SurfLimpeza