Sob orientação de dois profissionais da Seção de Projetos Ambientais, 20 estagiários da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) percorreram o Centro na tarde desta quarta-feira (21) para esclarecer lojistas quanto à forma correta de descarte do lixo reciclável. A ação integra o projeto Estação Ambiental.
Em duplas, os estudantes de Biologia distribuíram panfletos informando sobre a coleta seletiva do bairro, que ocorre às quartas-feiras, entre 8h e meio-dia, e a passagem das recicletas, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h30. Este último serviço, oferecido pela ONG Sem Fronteira, pode ser agendado pelo telefone 97422-2123 após um cadastro.
O objetivo, explica o secretário Marcos Libório, é aproximar o lojista da cultura de reciclagem do lixo seco, que teve um aumento de 92% na Cidade desde julho do ano passado, quando passou a vigorar a Lei 952, do programa Recicla Santos. Segundo ele, atualmente, papelão é descartado em grande quantidade nas calçadas por estabelecimentos que comercializam roupas e calçados.
A experiência de orientar os lojistas foi valiosa para Lucas Santos, aluno do terceiro ano de Biologia. “Nessa área, a gente tem muito mais contato com animais e agora estamos interagindo com as pessoas”, conta.