Você sabia que duas bitucas de cigarro geram a mesma quantidade de poluição produzida por um litro de esgoto? E que um quilo de bitucas jogadas nas praias retiram da água uma quantidade de oxigênio equivalente ao despejo de mil litros de esgoto?
Seja nas ruas ou na praia, a maior parte das bitucas descartadas incorretamente acaba sendo levada para a rede de drenagem e, daí, para o mar.
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam), por meio das campanhas realizadas com a Estação Ambiental, tem alertado munícipes e comércios para o risco do descarte incorreto.
Há, inclusive, lei municipal (842/2014) que exige a instalação de bituqueiras na entrada dos estabelecimentos que possuam ambientes de uso coletivo, onde é vedado o consumo de cigarros. Infratores estão sujeitos a multa de R$ 1 mil.
De acordo com levantamentos feitos por instituições de pesquisa e ONGs, em um pequeno trecho de praia é possível encontrar cerca de cinco mil bitucas de cigarro. Uma bituca demora, em média, cinco anos para se decompor, liberando substâncias tóxicas – entre elas, metais pesados, arsênico e pesticidas.
Foto: Divulgação