A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realiza, de quarta (21) a sexta-feira (23), um trabalho de sensibilização ambiental junto aos comerciantes do Centro.
Ao todo, 20 estagiários percorrerão os estabelecimentos reforçando as informações sobre o descarte correto de resíduos úmidos (orgânicos) e secos (recicláveis). Infratores estão sujeitos a multas que vão de R$ 1 mil a R$ 50 mil.
No bairro, a coleta seletiva é feita às quartas-feiras no período da manhã. Os recicláveis devem ser deixados em frente ao comércio a partir das 8h. A coleta termina por volta das 12h.
RECICLETAS
Além desse serviço, os comerciantes da região passaram a contar, desde o último dia 7, com o atendimento das dez recicletas (http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/recicletas-mais-uma-forma-correta-de-descarte-de-reciclaveis-no-centro-veja-galeria-de-fotos) da ONG Sem Fronteira.
As bicicletas, com caçamba, percorrem o bairro de segunda a sexta-feira, em dois horários: às 10h e às 16h30.
A iniciativa busca organizar o setor de resíduos com base na Lei Recicla Santos (https://egov.santos.sp.gov.br/legis/document/?code=6198), em vigor desde o ano passado.
A legislação gerou um aumento de 92% na coleta seletiva, se comparado o último semestre de 2016 com igual período de 2017, e um acréscimo de quase 150% no número de trabalhadores nas duas cooperativas de catadores que atuam na Cidade.
Além das recicletas, a Semam também financiou, por meio do Fundo Municipal de Meio Ambiente, o projeto Condomínio Sustentável, que tem como objetivo levar ações de conscientização ambiental para 700 condomínios.