Da Redação
Cerca de uma tonelada, em média, de lama e folhagens está sendo retirada diariamente do canal do Orquidário (José Menino), que desde segunda-feira (8) conta com uma equipe de 11 funcionários da Prodesan, coordenados pela Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), nos serviços de limpeza e desobstrução.
O trabalho é exclusivamente manual e demanda cuidados e atenção maiores por parte dos funcionários, tendo em vista a presença de animais e aves soltos no parque zoobotânico. “Por essa razão, não é possÃvel utilizar maquinário, pois o barulho do motor causa incômodo e pode prejudicar a fauna”, explicou Alan Kardec Chagas de Araújo, assessor técnico do Deserp (Departamento de Serviços Públicos).
Mais cuidados
Além disso, todo o material retirado é ensacado para descarte posterior, evitando a deposição nas alamedas, o que poderia atrair a curiosidade dos animais e aves. Os trabalhos, que deverão prosseguir até o dia 19, serão interrompidos no sábado e domingo, tendo em vista o volume maior de visitantes, retornando na segunda-feira (15).
A limpeza do canal interno do parque é realizada pela Seserp a cada quatro meses, em média, com atendimento abreviado de acordo com as necessidades.
Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos